Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Frutas

05 benefícios do Jatobá para a saúde

O Jatobá é uma árvore brasileira bastante comum de se encontrar em todos os estados do país. Possui um troco grosso, em árvores que podem chegar a 20 metros, com ramos que liberam uma grande quantidade de seiva. Sua flores, que nascem em forma de cachos são esbranquiçadas, dando à árvore uma beleza delicada. O Jatobá também pode ser conhecido por diversos outros nomes, como jassaí, jupiti, jetaí, jatel, jataúba, jataici, azucar, guapinol, árvore copal do Brasil, imbiúva, jatabá-trapuca, jataíba, algaborro, entre outros.

É bastante utilizada na fabricação de móveis, porém, poucos sabem que essa árvore possui excelentes propriedades medicinais para o organismo humano. Conheça mais sobre o jatobá, suas propriedades, formas de consumo e os benefícios à saúde.

benefícios do Jatobá para a saúde

Nutrientes do Jatobá

Apesar de sua casca dura, o fruto do Jatobá possui 40% de sua composição de água e pode ser consumido. Alguns dos principais nutrientes encontrados no Jatobá são os minerais, essenciais para o funcionamento saudável do organismo, que são o cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio. Tamanho é o valor nutricional do Jatobá que seu fruto possui mais potássio que a banana e mais cálcio que o leite! Também é encontrada no Jatobá a vitamina C, uma poderosa antioxidante que, unida aos minerais do Jatobá, causa vários efeitos positivos ao organismo.

 

Benefícios do Jatobá

  1. Fortalecimento do sistema imunológico: A vitamina C presente no Jatobá tem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce das células e reprodução acelerada de células defeituosas, além de combater pequenas infecções. Além de ajudar a ação do sistema imunológico, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, fortalecendo as defesas do organismo.
  2. Melhora a atividade cerebral: O Jatobá é rico em potássio, ferro, cálcio e magnésio, que são minerais essenciais para a atividade cerebral. O Ferro atua na produção de glóbulos vermelhos, aumentando a nutrição e oxigenação do cérebro. O Magnésio atua na proteção aos neurônios, formando a bainha de mielina e melhorando a comunicação entre eles, atuando para promover também o relaxamento do cérebro (antiestresse). Já o potássio e o cálcio agem no transporte dos neurotransmissores, aumentando e agilizando a resposta cerebral a estímulos. Logo, o jatobá auxilia a melhorar as funções cognitivas, como pensamento, memória, atenção e concentração, promove o relaxamento e nutrição do cérebro e evita espasmos e outras complicações nervosas.benefícios do Jatobá
  3. Bom para a respiração e cólicas: O jatobá possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, sendo excelente para o tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma. Além do mais, essas propriedades aumentam as defesas do corpo, desintoxicam os órgãos e auxilia na cicatrização de feridas e dermatites, como acne, por exemplo. Outro excelente efeito do poder anti-inflamatório do Jatobá é no alívio das cólicas, uma vez que a desinflamação do útero diminui as dores e contrações. Essas propriedades também melhoram a circulação sanguínea nos músculos e evita problemas nas articulações, como artrites.
  4. Bom para a pele: Sua ação antioxidante e anti-inflamatória faz com que o jatobá combata a formação de radicais livres, que promovem o envelhecimento precoce da pele, estimula a produção de colágeno e atua na reparação de pequenas infecções, dermatites e danos causados pelos raios solares.
  5. Combate a retenção de líquidos: A vitamina C tem poder diurético ao passo em que o potássio equilibra a hidratação das células, evitando a retenção de líquidos pelo corpo. Logo, o Jatobá também é usado como um desintoxicante no combate a celulites e inchaços.

 

Chá de Jatobá

Além dos frutos, esses benefícios também podem ser encontrados nas cascas de Jatobá, através da preparação do chá. É possível encontrar a casca triturada em lojas de produtos naturais. Para preparar o chá, basta colocar as cascas em água fervendo e deixar em infusão por 10 minutos antes do consumo.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.