Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Alimentos Saudaveis

11 alimentos ricos em vitamina D

A Vitamina D é uma vitamina essencial para o funcionamento do corpo, especialmente no desenvolvimento e manutenção de ossos, combate a inflamações e funcionamento do sistema imunológico. Apesar de ser chamada de vitamina, ela é, na verdade um hormônio que é produzido pelo próprio organismo quando exposto diretamente ao sol, porém, também pode ser encontrada, em menores quantidades, em alguns alimentos, sendo importante para pessoas que sofrem com deficiência de vitamina D.

A Vitamina D é importante para todas as pessoas, em todas as fases do desenvolvimento, especialmente para crianças e idosos, uma vez que ela influencia na formação e fortalecimento do esqueleto e do sistema imunológico, surtindo efeitos também no crescimento de crianças.

alimentos ricos em vitamina D

 

Deficiência de vitamina D

Por ser uma substância tão importante, a deficiência de vitamina D pode causar diversos problemas. Alguns deles são:

Baixo crescimento: crianças que tem deficiência de vitamina D, além de ter dificuldades na formação óssea, sofrem prejuízos na produção do hormônio do crescimento.

Raquitismo: especialmente em crianças, a deficiência de vitamina D pode causar má formação permanente dos ossos, denominada de raquitismo, que consiste na formação de ossos frágeis e retraídos, causando prejuízos de movimentos dos membros, formação da coluna vertebral e aumenta a propensão a fraturas.

Osteoporose: em idosos, os prejuízos à absorção de cálcio causados pela deficiência de vitamina D pode levar à diminuição da densidade óssea, denominada osteoporose que aumenta a propensão à fraturas, algumas delas, permanentes, limita os movimentos, diminui a força do esqueleto e pode causar dores e problemas nas articulações.

Má formação / fragilização dentária: Além dos ossos, o cálcio é essencial também para a formação de dentes e unhas, logo, a deficiência de vitamina D prejudica o desenvolvimento dentário, sua resistência e regeneração, aumentando a propensão à cáries, fraturas e problemas dentários.

Fragilidade do sistema imunológico: a vitamina D é fundamental para a formação do sistema imunológico e sua deficiência aumenta a propensão à reações alérgicas, infecções e inflamações, especialmente respiratórias, aumentando a probabilidade de crises de bronquite e asma.

Má formação fetal: o maior grupo vulnerável à falta de vitamina D são os bebês em fase de gestação. A falta dessa substância pode levar à má formação do feto e problemas neurológicos.

alimentos ricos vitamina D

Excesso de vitamina D

Assim como a deficiência, o excesso de vitamina D no organismo também pode causar vários danos, a maioria deles ligada a uma absorção excessiva de cálcio. Alguns dos principais problemas relacionados ao excesso de vitamina D são:

Formação de cálculos renais: O excesso de absorção de cálcio pode levar ao acumulo deste nos rins e à formações de cristais calcificados, ocasionando pedra (ou cálculo) nos rins, motivo de infecções urinárias e dores intensas.

Calcificação excessiva: A calcificação excessiva dos ossos pode causar o crescimento excessivo destes, levando a compressão de nervos, ligações, músculos e limitação de movimentos, especialmente após fraturas.

 

Alimentos com vitamina D

A quantidade diária de vitamina D recomendada a um adulto saudável é de 5 microgramas. Essa quantidade pode ser obtida em uma exposição ao sol por 20 minutos, com os membros expostos. Além da exposição solar, sua principal fonte de produção da Vitamina D, ela pode ser reposta em suplementos específicos recomendados por um médico ou nutricionista e através de alguns alimentos. São poucos os alimentos que contém vitamina D e sua maioria é de origem animal, especialmente frutos do mar. Alguns desses alimentos são:

  1. Óleo de fígado de bacalhau
  2. Salmão cozido
  3. Ostras cruas
  4. Arenque fresco
  5. Leite Ovo cozido
  6. Fígado de galinha
  7. Fígado bovino
  8. Sardinhas
  9. Atum
  10. Cogumelos
  11. Suco de laranja

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.