Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

4 Benefícios do Zinco

O Zinco é um dos sais minerais menos conhecidos pela população, porém, não menos relevante, pois é um nutriente essencial para o funcionamento normal das células e proporciona incontáveis benefícios à nossa saúde, como para a manutenção da boa forma e para a saúde reprodutiva, por exemplo. Uma pequena deficiência de zinco no organismo pode causar vários problemas à saúde.

A abrangência do Zinco para a saúde se dá principalmente porque ele atua como regulador de diversas enzimas do corpo humano, em todos os sistemas do organismo. Algumas dessas enzimas são relacionadas ao metabolismo e à digestão e é por isso que o Zinco tem papel fundamental em dietas de perda de peso.

Zinco

Onde encontrar Zinco?

O Zinco pode ser encontrado em abundância nos frutos do mar, como ostras e lagostas, porém, altas concentrações também podem ser encontradas em carnes vermelhas. Outros alimentos que contém Zinco são gemas de ovos, laticínios e, em menor concentração, feijões, amendoins, amêndoas e o chocolate escuro.

 

Quais são os benefícios do Zinco?

O Zinco faz parte de todos os sistemas do corpo, atuando na sua regulação e nutrição. Conheça alguns dos principais benefícios do mineral:

Benefícios ao sistema imunológico: o Zinco, além de garantir a saúde das células, estimula o sistema imunológico na produção de linfócitos T, tornando o corpo muito mais resistente contra infecções. Essa importância é ainda maior nas crianças, uma vez que o seu sistema imunológico é mais frágil que o dos adultos, exigindo uma alimentação rica em zinco para o bom desenvolvimento deste.

Benefícios para a pele: O zinco é um dos minerais mais importantes em tratamentos contra espinhas e acne, uma vez que uma das funções do zinco é estimular os glóbulos brancos do sangue, sendo eles quem defendem o organismo contra infecções que terminam em acne, úlceras, aftas, queimaduras e danos. O Zinco também é parte da produção do colágeno, que é um tecido necessário para a reparação e renovação da pele. Além de ajudar a combater a acne, o Zinco diminui a possibilidade de essas espinhas deixarem manchas e cicatrizes na pele.

Benefícios para a cognição: O Zinco pode exercer um forte impacto na saúde mental, uma vez que, ao combinar-se com a vitamina B6, assegura a comunicação de neurotransmissores  em todo o corpo. Outra região rica em zinco é o hipocampo, que é a área do cérebro que controla pensamento e memória. Em casos de acidentes e lesões cerebrais, as altas concentrações de Zinco fazem com que o cérebro mantenha-se em forte atividade, pois nesses casos o corpo tende a desviar naturalmente o zino para outras funções, como a produção de hemoglobinas e a regulação enzimática.

Benefícios para o emagrecimento: o zinco controla a função de diversas enzimas digestivas e do metabolismo, em especial o hormônio grelina, responsável pelos alertas de fome e saciedade no corpo. Logo, o zinco exerce o papel de diminuir o apetite e consequentemente, a fome excessiva. Da mesma maneira, o zinco atua diretamente na tireoide, que é uma das glândulas mais importantes na regulação do metabolismo, sendo que, quanto maior a quantidade do mineral, mais rápido será o metabolismo do corpo. O Zinco também atua no ajustamento do paladar em relação a sabores, diminuindo a necessidade de se comer alimentos de sabores muito fortes, como a ingestão de doces e comidas muito salgadas.

 

Falta de Zinco

A deficiência de zinco no organismo, por mínima que seja, pode causar verdadeiras catástrofes no funcionamento do corpo. Um dos primeiros efeitos é o enfraquecimento do sistema imunológico, tornando a pessoa muito mais susceptível a infecções e contaminações de vírus e bactérias.

Os efeitos na digestão também são percebidos, através de uma desregulação das enzimas, podendo causar alterações digestivas, queda do metabolismo, dores de estômago. Por também ser encontrado em altas concentrações nos glóbulos vermelhos, a falta de Zinco pode causar anemia. Sua deficiência também causa alterações na tireoide, podendo levar a casos de hipotireoidismo e obesidade. Na saúde reprodutiva, a falta de zinco pode causar diminuição da fertilidade e da libido tanto em homens quanto em mulheres.

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.