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Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

5 Benefícios do Ferro

O ferro é um mineral fundamental para o funcionamento das células, fornecimento de energia e para a síntese do DNA. Isso porque sua principal função é transportar oxigênio para os músculos, fixando- nas fibras musculares, seja no músculo cardíaco ou no músculo esquelético.

O Ferro também está presente na produção de colágeno e elastina, que são duas substâncias vitais na formação de tecidos, além de atuar no funcionamento do sistema imunológico e na regulação de vários neurotransmissores cerebrais. Conheça abaixo tudo sobre o ferro, suas principais fontes, importância e os diversos benefícios que esse mineral multifuncional traz ao organismo.

Ferro

Onde se pode encontrar Ferro?

No organismo, o ferro pode ser encontrado em duas formas: o Ferro exógeno, que vem dos alimentos consumidos e o ferro endógeno, que provem da destruição das hemácias, liberando no corpo aproximadamente 27 miligramas do metal a ser reutilizado.

As principais fontes de ferro na alimentação estão em folhas verde-escuras: carnes vermelhas, especialmente fígado, peito de frango, marisco, ostras, feijão, lentilha, couve, agrião, rúcula, espinafre, arroz, cereais, pistache, abóbora cozida, vagem, uva passa e tofu.

Além das fontes naturais, é comum que suplementos de ferro sejam orientados quando há deficiência do nutriente, especialmente para mulheres grávidas e lactantes.

 

Quais são os principais benefícios do Ferro?

Combate à anemia: Um dos principais benefícios do ferro, uma vez que ele é um dos principais componentes dos glóbulos vermelhos. Quanto maior a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, melhor será o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o organismo e a sua falta caracteriza o quadro de anemia ferropriva.

Fortalece o Coração: O ferro é uma das substâncias formadoras das proteínas presentes no miocárdio e são responsáveis pela boa oxigenação do mesmo, melhorando sua tonicidade e força.

Promove a oxigenação do corpo: Como parte formadora das hemoglobinas, o ferro atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares tanto do coração quanto do músculo esquelético, a fim de proteger os músculos de sofrerem lesões em situações de privação de oxigênio. Sendo um transportador e fixador de oxigênio, o ferro participa também do fornecimento de energia por todo o corpo.

Benefícios para a pele: O ferro desempenha um trabalho na produção de colágeno e elastina, atuando na formação, manutenção e reparação dos tecidos, inclusive, a pele.

Benefícios para gestantes: O ferro é importantíssimo para gestantes, pois é que fornecerá a nutrição e oxigenação necessárias para a formação do bebê, diminuindo riscos de problemas neurológicos, morte maternal no parto e no pós-parto, melhora a resistência à infecções e garante um crescimento saudável ao bebê. Por isso, é muito comum que gestantes e lactantes sejam orientadas a consumir suplementos de ferro.

Ferro

Alimentos que dificultam a absorção de ferro

O zinco e o cálcio diminuem a capacidade de absorção de ferro pelo corpo e por essa razão, não se recomenda consumir ambos os minerais juntos, evitando que o ferro seja ingerido junto a alimentos ricos nesses nutrientes. Por outro lado, a  vitamina A e C são nutrientes que favorecem a absorção deste mineral e por isso, recomenda-se que sejam ingeridos juntos ao ferro.

 

Deficiência de Ferro

Os principais riscos derivados da deficiência de Ferro são o desenvolvimento de anemias e falhas cognitivas. Alguns dos sintomas são: apatia, irritabilidade, sonolência excessiva, redução da capacidade de aprendizado, falta de ar e tonturas.

No quesito cognitivo, a falta do ferro na infância pode ocasionar um menor desempenho neuropsicológico e, em bebês, com risco de consequências irreversíveis, por isso, especialmente em bebês e crianças em idade pré-escolar, que estão desenvolvendo e especializando suas capacidades cognitivas, o  consumo de ferro é de especial importância.

 

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