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Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

6 Benefícios do Magnésio para o organismo

O Magnésio é um mineral que vem sido cada vez mais reconhecido, por ser um dos grandes protetores do sistema nervoso. Além de agir em favor dos neurônios, ele também tem funções importantes ao sistema cardiovascular, digestivo, ósseo e diversos outros benefícios que afetam diretamente o nosso dia-a-dia. Conheça tudo sobre o magnésio, sua importância, principais fontes e os benefícios que ele traz ao corpo inteiro.

Magnésio

Onde encontrar magnésio?

O magnésio é um mineral que se encontra em abundância em diversas fontes de nossa alimentação comum e, por isso, não é difícil consumir os níveis adequados desse mineral diariamente. Por outro lado, caso haja alguma situação de deficiência em magnésio, os prejuízos ao funcionamento do organismo podem ser graves.

Os alimentos que contem as taxas mais altas de magnésio são as castanhas do pará e amêndoas. Também é bastante encontrado nos grãos integrais, espinafre peixes, a cevada, a alcachofra, a batata doce e os amendoins. Outros alimentos bastante comuns, ricos em magnésio são farinhas de trigo e de milho, tomates, laticínios e chocolate.

 

Quais são os principais benefícios do magnésio?

Saúde mental: O magnésio é um dos principais minerais que atuam na proteção dos neurônios e condução dos impulsos elétricos, além de fazer parte da produção de serotonina, um hormônio essencial para relaxar o sistema nervoso. Assim, o consumo de magnésio melhora as funções cerebrais, como pensamento e memória e, principalmente, age no combate a crises de estresse, depressões, agitação excessiva, ansiedade generalizada, crises de pânico, etc.

Combate hiperglicemia: uma das principais funções do magnésio no corpo é o de regular a reação da insulina ao açúcar no sangue. Isso significa que a ingestão de magnésio torna as células de glicose mais sensíveis à insulina, beneficiando fortemente o metabolismo que conseguirá quebrar essas moléculas muito mais facilmente e prover a energia necessária para o corpo. Por isso, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção e tratamento de diabetes.

Benefícios para a gravidez: Na gestação, o magnésio exerce funções importantíssimas, na prevenção da osteoporose e má formação óssea do bebê. Além do mais, por proteger e acalmar o sistema nervoso, o magnésio aumenta a tolerância à dor e suas funções de regulação da glicemia previne e trata quadros de diabetes gestacional.

Melhora o sono: por promover um relaxamento de todo o sistema nervoso, a presença do magnésio beneficia em um sono profundo de maior qualidade, o que afeta positivamente todo o organismo.

Saúde Óssea: Juntamente com o cálcio, o magnésio atua na manutenção da densidade óssea, mantendo os ossos em uma resistência correta, o que previne doenças como osteoporose, artrite, artrose, etc. Por isso, o magnésio é especialmente importante para crianças e idosos.

Benefícios para a digestão: O magnésio atua também como parte de vários processos digestivos, acelerando o metabolismo dos alimentos. Seu consumo evita indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e é amplamente utilizado por suas propriedades laxantes. Por isso, além de melhorar a digestão, o magnésio evita o acúmulo de resíduos no intestino, acelerando o metabolismo e contribuindo para a perda de peso.

Magnésio

O que acontece se houver deficiência de magnésio?

O magnésio é um mineral que participa de todos os sistemas do organismo de forma muito importante, por isso, sua deficiência, apesar de ser rara, afeta todo o corpo. Alguns dos principais sintomas são dores do pescoço, costas, fraqueza, fadiga muscular, irritabilidade e instabilidade emocional, problemas no sono, problemas na digestão, desregulação dos batimentos cardíacos, hiperglicemia, perda de apetite, náuseas, vômitos, constipação. Em crianças a deficiência de magnésio pode atrapalhar o seu crescimento e a sua nutrição, uma vez que sua deficiência leva também a uma má absorção de outros minerais.

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