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Beneficios dos Nutrientes

9 Benefícios da Vitamina C

Ácido ascórbico, ou vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel de vital importância para o funcionamento de qualquer organismo. Ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos e, por isso, é obtida pela alimentação. Algumas das diversas influências que a vtamica C exerce sobre o nosso organismo são a proteção do sistema imunológico, pele, olhos, cabelos, estabilização do humor e proteção contra derrames, porém, suas principais funções são seus efeitos antioxidantes que combatem a formação de radicais livres no corpo.

É muito comum obter vitamina C em fruas, como a laranja, kiwi, goiaba, limão, acerola, goji berry, dentre outras, além de verduras verdes e alaranjadas, como a couve, brócolis e cenouras.

Vitamina C

Quais são os benefícios da vitamina C?

Proteção à pele: por combater os radicais livres, a vitamina C atua na proteção da pele contra o envelhecimento precoce das células, degradação do colágeno e formação de melanomas. Sua ação antioxidante também auxilia a pele contra micro infecções, processos inflamatórios, além de auxiliar na cicatrização e na reparação dos danos causados pelos raios solares.

Melhora a Imunidade: A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos – as células de defesa do organismo. Além do mais, sua ação antioxidante e anti-inflamatória é excelente no combate a infecções e inflamações (por isso, a vitamina C é indicada em casos de gripes, resfriados, alergias e inflamação de garganta), sendo um dos nutrientes mais poderosos na proteção e fortalecimento do sistema imunológico.

Maior resistência óssea: a vitamina C é um dos nutrientes essenciais para a produção de colágeno, por isso, além de ser excelente para a pele, também oferece benefícios aos ossos, dentes, tendões, cartilagens e paredes dos vasos sanguíneos.

Protege a visão: As mesmas ações de combate à formação de radicais livres fazem com que a vitamina C ofereça maior proteção contra doenças oftalmológicas advindas do envelhecimento, como a catarata, por exemplo. Além da vitamina C, outros nutrientes importantes para os olhos são a vitamina E, betacarotenos, zinco e cobre.

Previne derrames: por fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, a vitamina C atua na prevenção de derrames. Além do mais, sua ação antioxidante evita a formação de coágulos no sangue, melhorando a sua circulação.

Combate ao envelhecimento: por sua ação antioxidante combater o envelhecimento precoce, a vitamina C é importante para evitar quaisquer processos degenerativos no organismo, auxiliando a recuperação dos tecidos, como o fígado, por exemplo.

Melhora o humor: alguns estudos tem associado a vitamina C como um nutriente importante na produção de alguns hormônios essenciais para a estabilização do humor e no combate ao estresse, como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e a dopamina.

Melhora a nutrição: a presença de vitamina C no organismo aumenta a sua capacidade de absorção de nutrientes no sistema digestivo, além de atuar na produção de uma enzima chamada carnitina, responsável pela quebra das células de gordura.

Combate a anemia: a vitamina C potencializa a absorção de ferro no organismo, que é o mineral responsável pela produção de hemoglobinas, que são os glóbulos que transportam os nutrientes por todo o organismo, combatendo, assim, a anemia.

Vitamina C

O que acontece se faltar vitamina C no organismo?

Um nutriente tão importante e essencial como a vitamina C, se faltar no organismo pode trazer efeitos negativos em todos os sistemas. Alguns dos sintomas da deficiência de vitamina C no organismo são o enfraquecimento do sistema imunológico, que deixa o corpo propenso a diversas contaminações, infecções e inflamações, como gripes e resfriados frequentes. Além do mais, pode causar inflamações nas gengivas, dificuldades de cicatrização, hemorragias, perdas de dentes, inchaços, falta de energia e problemas nas articulações e na pele devida a má produção de colágeno.

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