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Alimentos Saudaveis

Batata doce: os 10 principais benefícios para a saúde

Além de ser barata e de fácil acesso, a batata doce é um vegetal saboroso que traz grandes benefícios à saúde, pois possui uma grande variedade nutricional fazendo muito bem ao organismo. Além de ser rica em nutrientes, a batata doce é pouco calórico, podendo ser consumido diariamente.

Os principais nutrientes da batata doce são: fibras, carboidratos, minerais, ferro, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, B, C e K. Veja abaixo os principais benefícios da batata doce para a saúde:

É bom para o coração

A batata doce pode trazer benefícios ao coração uma vez que, por ter ação antioxidante, é rica em beta-caroteno, que ajuda a diminuir a taxa do colesterol ruim (LDL) e consequentemente, as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas. Por ser rico em vitamina B6, o consumo da batata doce também ajuda ao fluxo sanguíneo nas artérias, fazendo com que ele seja bombeado adequadamente pelo coração. Outro fator que traz benefícios ao coração é que a batata doce tem o poder de controlar a taxa de sódio, diminuindo o risco de hipertensão.

Batata doce

Ajuda a prevenir o câncer

O risco de desenvolver células cancerígenas é reduzido com o consumo da batata doce, uma vez que ela tem propriedades antioxidantes. O beta-caroteno existente na batata previne, em especial, o câncer de cólon, de estômago e de pulmão. A batata doce também contém a substância antocianina, que atua principalmente na prevenção do câncer de fígado.

É benéfica à saúde dos olhos

Deixar os olhos saudáveis é mais um benefício da batata doce.  Isso se deve as propriedades de zeaxantina e luteína, presentes nesse tipo de batata. Dentre os problemas nos olhos que  são reduzidos com o consumo da batata doces estão:  catarata, baixa visibilidade durante a noite e degeneração macular em idosos. Outro fator importante é que as propriedades da batata doce ajudam na insuficiência lacrimal, protege as córneas e diminui o risco de desenvolver retinite com pigmentos, devido à presença da vitamina A.

É benéfica aos diabéticos

De forma controlada, a batata doce pode ser consumida sem risco pelos portadores de diabetes, pois a sua taxa de glicemia é bastante baixa. A quantidade de açúcar também é regularizada na corrente sanguínea, quando a batata doce é introduzida com frequência na dieta. Esse consumo também favorece a produção de hormona de adiponetina, que é um tipo de proteína que ajuda no processo de metabolização da insulina.

Tem benefícios para a pele

Os antioxidantes presentes na batata doce previnem a epiderme da ação perigosa dos radicais livres, que causam sinais de envelhecimento antecipado, como as temíveis rugas. O beta caroteno e a vitamina A também contidos na batata auxiliam na remoção das células inúteis e na diminuição de melanina, que pode deixar a pele com manchas escuras. Os benefícios da batata doce para a pele não param por aí, as suas propriedades antioxidantes deixam a pele com macies e iluminada.

Ajuda na digestão

As fibras e a vitamina C existentes na batata doce ajudam o intestino a trabalhar de forma correta, pois favorecem a fabricação de saliva e de sucos gráxicos, importantes para a digestão. Inclusive quem tem problema de prisão de ventre deve fazer uso constante desse alimento.

Reduz estresse e ansiedade

Os benefícios da batata doce previnem riscos de estresse e ansiedade devido o seu alto teor de magnésio.

Melhora o sistema imunológico

O sistema imunológico quando é baixo fica propicio a algumas doenças, o ferro existente na batata doce favorece, entre outras coisas, a sua fortificação.

Previne doenças respiratórias

Devido à presença da vitamina C, a batata doce diminui o risco do aparecimento de doenças respiratórias como a bronquite, por exemplo. Atua também no alívio do congestionamento das vias nasais.

Previne artrite

Os benefícios da batata doce são mesmo muito variáveis, tanto que ajudam até mesmo a diminuir o risco de artrite. Isso se deve ao magnésio, ao zinco e a vitamina B presentes na batata doce.

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