Como Funciona o Parto Normal – Dúvidas
Como o próprio nome diz, é a forma natural como a criança nasce. No parto normal é preciso que a mãe esteja nas condições adequadas para que a criança nasça. Ou seja, a posição do bebê tem que ser a correta, ela precisa ter contrações e dilatação.
Seu acontecimento pode ocorrer a qualquer instante, tendo ou não um profissional capaz de realizar o processo. Isto porque, o corpo médico não irá fazer nenhuma cirurgia durante a situação, apenas irá facilitar a saída do bebê.
Entre a cesariana e o parto normal, encontramos mais vantagens nesse último. Porém, ainda gera muitas dúvidas em mulheres gestantes, mas certamente serão sanadas até o fim do texto.
Conteúdo da Página
COMO FUNCIONA O PARTO NORMAL PASSO A PASSO
Recomenda-se o parto normal em todas as situações, a menos que a mulher esteja com complicações na gravidez.
O parto normal pode acontecer com ou sem a anestesia, pode ser feito no hospital, na água ou até mesmo em casa. Pois é como se a criança escolhesse a hora em que deseja vir ao mundo. Diferente da cessaria que deve ser agendada.
COMO É FEITO PASSO A PASSO
Para acalmar os ânimos de quem ainda tem dúvidas acerca do parto normal, abaixo estão todas as etapas desse processo.
1 – TRABALHO DE PARTO
É quando a bolsa da gestante estoura e quer dizer que o bebê está pronto para vir ao mundo. Normalmente essa fase gestacional dura cerca de 12 a 14 horas.
2 – DILATAÇÃO E CONTRAÇÕES
Se perceber que está dilatando o seu útero e há contrações muito fortes, o bebê está se preparando para sair.
A mulher dilata para que seja mais fácil a saída do bebê. As contrações irão ajudar a empurrar o bebê para fora do útero. Essas contrações são muito fortes e intensas, o que gera dor na maioria das mulheres.
3 – O PARTO
No momento em que o útero atingi o seu ponto extremo de dilatação, a criança irá nascer. Nessa fase do parto, o corpo irá pressionar e expulsar a criança, sem a necessidade de cortes. Dessa forma, o útero é preservado e se recupera melhor.
4 – SAÍDA DA PLACENTA
A placenta é a última fase do parto normal, ela ocorre sem precisar de intervenção. Nesta situação a placenta se desloca do corpo e sai naturalmente.
CONDIÇÕES PARA TER PARTO NORMAL – EU POSSO FAZER?
- Espaço acolhedor
- O bebê deve estar de cabeça para baixo
- A gestante deve estar saudável
- É obrigatório o acompanhamento do pré-natal
- A gestante precisa estar confortável, para amenizar a dor
- O bebê também precisa estar saudável
BENEFÍCIOS DO PARTO NORMAL PARA A MÃE E O BEBÊ
- Melhora a respiração da criança
- A mãe produz facilmente o leite
- A mulher se recupera mais rápido
- Diminui as chances de obesidade
- Menor risco de morte
- Dificilmente contrai infecções
O INCENTIVO AO PARTO NORMAL
O parto normal apresenta muitas vantagens, mas ainda é visto com maus olhos, O número de cesárias é crescente entre as mulheres, principalmente as que utilizam hospitais da rede privada.
Porém, por ser uma situação delicada, é necessário contar com a opinião da mãe. Deixar que ela escolha, porém apresentando quais sãos os benefícios do parto natural, os quais a maioria das mulheres desconhece.
SENSIBILIZAÇÃO AO PARTO NORMAL
No Brasil criou se uma cultura de que o parto natural tem menos vantagens do que a cessaria e causa mais incômodos, como dor, o que não é verdade. É preciso desmistificar essa situação e apresentar o parto normal tal como é.
Campanhas devem ser criadas dentro dos hospitais públicos e no período do pré-natal para mostrar as futuras mamães o quão importante é fazer o parto normal, mostrar que não é a dor que irá ser um obstáculo, mas a saúde dela e do bebê podem ser melhorada consideravelmente quando é utilizado parto normal. Por isso, somente fazer cessaria em ocasiões extremas em necessárias.
Recomendados Para Você:
Seja o primeiro a comentar!