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Dicas de Saúde

Dicas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo

O Brasil é o segundo pais no mundo com o maior nível de stress no ambiente de trabalho. 3 em cada 10 trabalhadores sofrem de esgotamento mental intenso durante o expediente.

Profissionais que trabalham diretamente com pessoas, como os professores, médicos e enfermeiros, são os mais atingidos pelo stress.

O último estágio do stress é a Síndrome de Born Out, que significa “queimar por completo”. Essa síndrome se caracteriza por sintomas como: dores de cabeça, dores musculares, distúrbios no sono, consumo de álcool, drogas, gastrite nervosa, alterações na pressão arterial e na libido. A pessoa, neste estado, fica abalada emocionalmente e se sente esgotada. Podendo até ter depressão por perda de ideias e desilusão.

No entanto, é possível evitar o stress com pequenas ações diárias que podem fazer um grande efeito:

Dicas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo

Seja organizado: Com certeza, tempo é dinheiro. E situações onde você precisa encontrar aquele documento importante em uma pilha de papeis espalhados pelo seu local de trabalho, com certeza não são agradáveis. Isso pode gerar diversos outros problemas gerando um stress desnecessário em seu trabalho. Atente-se a sua mesa, mantenha ela sempre organizada, e deixe as coisas que você mais utiliza em fácil acesso. Organize também a área de trabalho de seu computador, não ocupando espaço desnecessário. Fique atento também, a organização de seu tempo, evite o acumulo desnecessário de atividades e não perca tempo procrastinando em redes sociais. Separe um tempo para essas atividades de lazer.

Relacione-se bem com seus colegas de trabalho: Isso facilita o convívio, já que você irá passar boa parte do seu tempo neste ambiente. Portanto, relacionar-se bem é primordial para evitar o stress. Evite intrigas desnecessárias, assim você irá ganhar a confiança das pessoas ao seu redor. Isso deve ser feito também para com os chefes. Aprenda a observar as pessoas e a lidar com a personalidade de cada um. É uma ótima maneira de manter uma boa relação em situações diferentes.

Não se estresse quando a situação estiver fora de seu controle: Quando algo não está dentro do seu limite de controle, em vez de se estressar e ficar reclamando para as pessoas ao redor, se acalme. Não é necessário se estressar por não conseguir resolver o problema sozinho. Chame as pessoas responsáveis e, juntos, criem estratégias para resolverem o problema.

Reduza o stress no trabalho cuidando de si mesmo: quando o stress do trabalho estiver interferindo em sua vida pessoal ou sua saúde, é hora de agir. Preste atenção em sua saúde física e emocional, e realize atividades que façam você se sentir melhor. Não é necessária uma mudança radical no estilo de vida, são pequenas coisas que podem aumentar seu astral e sua energia. Não queira executar tudo de uma vez, ande um passo de cada vez, com calma. Escolha um estilo de vida mais positivo, assim irá perceber uma redução nos níveis de stress. Esteja no controle da situação, e você se sentirá bem tanto em casa como no trabalho.

Dicas para combater o stress e a ansiedade no ambiente corporativo

Movimente-se: Realizar atividades que aumentem sua frequência cardíaca e que te façam suar, como exercícios aeróbicos, são formas muito eficazes capazes de elevar o humor, relaxando a mente e o corpo e de quebra proporciona aumento de energia!

Recomenda-se 30 minutos diários para aliviar a tensão.

Saiba escolher seus alimentos: Escolha alimentos que irão manter você funcionando. Uma das causas da ansiedade e da irritabilidade provém do baixo açúcar no sangue, mas também não exagere, podendo te deixar letárgico. Faça refeições pequenas e com mais frequência, assim você evita alterações no humor e mantém o nível de açúcar no sangue.

Siga essas dicas, e mantenha-se física e emocionalmente saudável.

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