Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Importância do Manganês para o corpo

O Manganês é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, isto porque, dentre as inúmeras funções dele no organismo, é considerado um oligoelemento essencial para o funcionamento de diversas enzimas. Os principais efeitos do manganês no corpo são: o crescimento e desenvolvimento dos ossos, metabolismo de proteínas, ácidos nucleicos, colesterol e lipídeos, síntese de hormônios da tireoide, dentre outros.

Outra função benéfica do manganês para o corpo é a sua poderosa ação antioxidante, que atua na inibição de radicais livres e, consequentemente, prevenção de diversas doenças e do envelhecimento precoce. Conheça abaixo tudo sobre o manganês, suas principais fontes e benefícios para a saúde.

Manganês

Onde encontrar Manganês?

As principais fontes de manganês são grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. Ele também pode ser encontrado em frutas e verduras. Alguns dos principais alimentos são: damasco, aveia, soja, agrião, pêssego, amêndoas, carnes vermelhas, feijão, nozes, espinafre, banana, cenoura, alface, aipo, chicória e ameixas frescas.

 

Quais são os benefícios do Manganês?

Ossos: O Manganês é um dos minerais mais essenciais para o crescimento dos ossos, pois ele auxilia no aumento da densidade óssea nas vértebras. Para as mulheres que estão na menopausa, ele é especialmente benéfico, pois um dos sintomas é a falta de Manganês no organismo durante esse período.

Combate o envelhecimento precoce: O Manganês possui propriedades antioxidantes e, por isso, seus principais benefícios estão no monitoramento e inibição dos radicais livres. Esses radicais livres são os grandes responsáveis pela degeneração da produção de colágeno, ocasionando o envelhecimento precoce dos tecidos. Além de atuar contra o envelhecimento das células, o manganês também auxilia no combate a formação de tumores cancerígenos e degeneração ocular.

Benefícios ao metabolismo: O Manganês atua na ativação de várias enzimas digestivas, especialmente na síntese de carboidratos, aminoácidos (proteínas) e colesterol. Sua ação antioxidante faz do manganês o principal antioxidante da mitocôndria, sendo conhecido pelo mineral das células que respiram.

Benefícios à Tireoide: O Manganês é uma substância importante para a produção da Tiroxina, o mais importante hormônio da Tireóide. O funcionamento normal da glândula na produção desse hormônio influencia vários fatores no corpo, como a perda de peso, perda de apetite, metabolismo geral e funcionamento de alguns órgãos.

Combate à hipoglicemia: Para quem diabetes, o manganês é especialmente importante pois atua no controle dos níveis de açúcar do sangue, normalizando tanto a síntese quanto a secreção da insulina, tornando sua ação nos açúcares muito mais eficaz.

Combate aos sintomas da TPM: O Manganês também auxilia a minimizar o sofrimento de muitas mulheres durante o período pré-menstrual, pois atua no alívio de dores de cabeça, alterações de humor, depressão e irritabilidade de tal maneira que muitos estudos ligam a deficiência de manganês com sintomas graves de TPM.

Benefícios ao sistema nervoso: O Manganês também beneficia o sistema nervoso melhorando a comunicação entre neurônios. Dessa maneira, o manganês trabalha no combate a crises epilépticas.

Manganês

Deficiência de Manganês

Por ser uma substância importantíssima na regulação de várias funções vitais do nosso organismo, a deficiência de manganês pode trazer vários incômodos e até mesmo quadros de saúde mais graves, como é o caso da diabetes do tipo 2, em que a falta do mineral afeta a função pancreática. Outros problemas decorrentes da falta de manganês são: Perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito. Afeta também a capacidade reprodutiva e o metabolismo de carboidratos.

 

Excesso de Manganês

Por outro lado, o excesso de manganês no organismo pode afetar negativamente os sistemas, uma vez que ele pode se acumular em órgãos como fígado, rins e no sistema nervoso. O excesso de manganês causa, principalmente no fígado e no sistema nervoso central produz os sintomas do tipo Parkinson. Outros sintomas são: perda de imunidade, confusão mental, problemas neurológicos, espasmos musculares, perda de apetite e outros.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.