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O que é o Crômio?

O crômio é um mineral conhecido por controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo um dos principais aliados de pessoas com diabetes, aumentando a sensibilidade das células à ação da insulina. Além do controle glicêmico, o crômio também é importante em diversas outras funções, como o metabolismo de carboidratos, proteínas e gordura, tendo uma participação no fornecimento de energia ao organismo e na manutenção do peso. Conheça abaixo tudo sobre o crômio, suas principais fontes de alimentação e benefícios para a saúde.

Crômio

Onde encontrar Crômio?

O crômio pode ser encontrado em diversas fontes alimentares e, por isso, sua deficiência é uma situação difícil de acontecer. Algumas das fontes mais ricas de crômio são: carnes processadas, brócolis, feijão verde, cogumelos, gema de ovo, nozes, mariscos, cenoura, batata, fígado, café, espinafre, ostras, cervejas, vinhos, grãos e cereais integrais. Porém, o crômio é encontrado em quantidades pequenas nos alimentos e, principalmente por isso, deve-se ter cuidado de usar sempre alimentos integrais na alimentação, uma vez que o processo de refinamento de vários alimentos provoca a perda do nutriente. Outra recomendação é que o crômio seja absorvido proveniente de fontes diversas diariamente, e não somente de uma única fonte alimentar.

 

Quais são os benefícios do crômio?

Combate a diabetes tipo 2: Na diabetes do tipo 2, embora o pâncreas produza insulina, as células do corpo se tornam resistentes à sua ação, resultando em quadros de hiperglicemia. Alguns estudos tem mostrado que a utilização do crômio em casos de diabetes tipo 2 aumentam a sensibilidade das células à ação da insulina, que consegue controlar os níveis de açúcar necessários sem a utilização de outras medicações, sendo este o principal benefício do crômio ao corpo.

Manutenção de peso e melhoria da massa muscular: O crômio é efeitos sobre o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo um potencial nutriente na manutenção do peso e da melhoria da composição corpora. Estudos mostram ainda resultados muito recentes, porém, já indicam a sua capacidade do crômio no aumento do peso e perda de gordura, sugerindo que a pessoa tenha menos massa gorda e mais músculos.

Crômio

Deficiência do Crômio

A deficiência do crômio é um fenômeno bastante raro e, por isso, seus sintomas não são tão concisos. Normalmente acontece em pessoas que se alimentam por tubo ou de forma intravenosa.

Seus principais sinais são uma rápida perda de peso inexplicada, aumento nas necessidades de insulina, intolerância à glicose, podendo levar a um quadro de diabetes do tipo 2 e um funcionamento anormal do sistema nervoso.

 

Suplementação de crômio

Alguns grupos de pessoas tem maior potencial de desenvolver deficiência de crômio ou necessitar de sua suplementação, que são:

  • Pessoas com resistência à insulina
  • Pessoas com problemas intestinais que possam prejudicar a absorção do nutriente
  • Gestantes
  • Atletas que praticam atividades de alta intensidade
  • Pessoas que vivem sob constante stress
  • Baixa ingestão alimentar (quadros de transtornos alimentares, por exemplo)
  • Pessoas que se alimentam compulsivamente de doces e massas
  • Diabéticos

 

Excesso de crômio

Por ser um nutriente encontrado sempre em pequenas quantidades nos alimentos, o excesso de crômio também é uma situação rara de acontecer. Não há pesquisar que comprovem os efeitos colaterais do excesso de crômio, porém, especialistas ainda assim não recomendam essa ingestão excessiva, que pode levar a um quadro de hipoglicemia.

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