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Legumes e Vegetais

Os 07 benefícios da rúcula para a saúde

A Rúcula é uma folha da mesma família da mostarda, rabanete, couve-flor e couve, de sabor apimentado bastante característico. A rúcula pode ser consumida fresca, preferencialmente, pois mantém todos os seus nutrientes intactos como também refogada com alguns temperos. É bastante usada em dietas de emagrecimento, por ser um alimento de baixa caloria e também na montagem de pizzas e sanduíches. Conheça um pouco mais sobre essa folha importante, seus nutrientes e os benefícios da rúcula para a saúde.

A Rúcula é uma folha da mesma família da mostarda, rabanete, couve-flor e couve, de sabor apimentado bastante característico. A rúcula pode ser consumida fresca, preferencialmente, pois mantém todos os seus nutrientes intactos como também refogada com alguns temperos. É bastante usada em dietas de emagrecimento, por ser um alimento de baixa caloria e também na montagem de pizzas e sanduíches. Conheça um pouco mais sobre essa folha importante, seus nutrientes e os benefícios da rúcula para a saúde.  Nutrientes da rúcula A rúcula possui poucas calorias e, ao mesmo tempo, é altamente rica em minerais e vitaminas, sendo um dos principais ingredientes utilizados em saladas saudáveis. A rúcula é rica em vitaminas A, C e K. Os principais minerais encontrados são o cálcio, ferro, potássio e manganês. Outros nutrientes que fazem da rúcula superior a outras folhas são as concentrações de ácido fólico, ácido oxalático e outros antioxidantes além dos já citados. Em comparação com a alface, a rúcula contém oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitaminas e cerca de quatro vezes mais ferro que a outra folha, semelhante à rúcula em várias formas de consumo.  Benefícios da rúcula para a saúde: 1.	Protege contra o câncer: Estudos recentes mostram a eficácia de alimentos que contém enxofre e sulforafano na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas, que inclui a rúcula Junto com outras folhagens, como o brócolis e a couve, à rúcula tem um grande papel na prevenção contra o câncer, especialmente no pulmão, mama, colo do útero, ovários e próstata. 2.	Protege a visão e a pele: As vitaminas encontradas na rícula, A, C e K são importantíssimos antioxidantes. A vitamina A é fundamental para garantir a saúde do olho e sua proteção contra doenças degenerativas, sendo a principal vitamina encontrada. Já a vitamina C e K são excelentes antioxidantes, que estimulam a produção de colágeno, protegem a pele contra danos superficiais e atua no fortalecimento do sistema imunológico. 3.	Fortalece o sistema imunológico: Uma das grandes características da vitamina C é o seu poder de estimulação da produção de células brancas, as células de defesa do nosso corpo. Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C ainda facilita a sua ação, uma vez que os antioxidantes atuam também no combate a infecções e inflamações. 4.	Protege o cérebro: O consumo adequado de vitamina K é importante para fortalecer os neurônios, evitando a degeneração da bainha de mielina e, consequentemente, das conexões neurais, especialmente em jovens. Essa degeneração é a principal causa da doença de Alzheimer e, por isso, a ingestão de rúcula – rica em vitamina K – pode ser uma boa alternativa para quem sofre de doenças neurodegenetarivas e buscar retardar seus danos, assim como também na prevenção. 5.	Protege os ossos: Além de ser excelente para o cérebro, a vitamina K participa da manutenção dos ossos, mantendo a sua densidade e resistência. Uma deficiência dessa vitamina está intimamente relacionada a fraturas e desgastes excessivos como osteoporose, etc. O consumo de rúcula, portanto, auxilia também na saúde dos ossos, aumentando a sua absorção de cálcio. 6.	Contra hemorragias: A vitamina K é um dos principais coagulantes encontrados na natureza e, por isso, seu consumo pode auxiliar no reestabelecimento do sangue e na prevenção de hemorragias, especialmente em pacientes pós-operatórios. 7.	Ajuda no tratamento de diabetes: vegetais de folhas verdes escuras como a rúcula, são ricos em antioxidantes que são capazes de aumentar a absorção de insulina e diminuir as taxas glicêmicas no sangue, sendo, portanto um dos melhores alimentos no controle da diabetes. A grande quantidade de fibras presentes na rúcula ainda auxilia na digestão e, para os diabéticos, retarda a absorção de carboidratos pelo corpo, evitando picos de hiperglicemia e o ganho excessivo de peso.

Nutrientes da rúcula

A rúcula possui poucas calorias e, ao mesmo tempo, é altamente rica em minerais e vitaminas, sendo um dos principais ingredientes utilizados em saladas saudáveis. A rúcula é rica em vitaminas A, C e K. Os principais minerais encontrados são o cálcio, ferro, potássio e manganês. Outros nutrientes que fazem da rúcula superior a outras folhas são as concentrações de ácido fólico, ácido oxalático e outros antioxidantes além dos já citados. Em comparação com a alface, a rúcula contém oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitaminas e cerca de quatro vezes mais ferro que a outra folha, semelhante à rúcula em várias formas de consumo.

 

Benefícios da rúcula para a saúde:

  1. Protege contra o câncer: Estudos recentes mostram a eficácia de alimentos que contém enxofre e sulforafano na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas, que inclui a rúcula Junto com outras folhagens, como o brócolis e a couve, à rúcula tem um grande papel na prevenção contra o câncer, especialmente no pulmão, mama, colo do útero, ovários e próstata.
  2. Protege a visão e a pele: As vitaminas encontradas na rícula, A, C e K são importantíssimos antioxidantes. A vitamina A é fundamental para garantir a saúde do olho e sua proteção contra doenças degenerativas, sendo a principal vitamina encontrada. Já a vitamina C e K são excelentes antioxidantes, que estimulam a produção de colágeno, protegem a pele contra danos superficiais e atua no fortalecimento do sistema imunológico.
  3. Fortalece o sistema imunológico: Uma das grandes características da vitamina C é o seu poder de estimulação da produção de células brancas, as células de defesa do nosso corpo. Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C ainda facilita a sua ação, uma vez que os antioxidantes atuam também no combate a infecções e inflamações.
  4. Protege o cérebro: O consumo adequado de vitamina K é importante para fortalecer os neurônios, evitando a degeneração da bainha de mielina e, consequentemente, das conexões neurais, especialmente em jovens. Essa degeneração é a principal causa da doença de Alzheimer e, por isso, a ingestão de rúcula – rica em vitamina K – pode ser uma boa alternativa para quem sofre de doenças neurodegenetarivas e buscar retardar seus danos, assim como também na prevenção.Os 07 benefícios da rúcula para a saúde
  5. Protege os ossos: Além de ser excelente para o cérebro, a vitamina K participa da manutenção dos ossos, mantendo a sua densidade e resistência. Uma deficiência dessa vitamina está intimamente relacionada a fraturas e desgastes excessivos como osteoporose, etc. O consumo de rúcula, portanto, auxilia também na saúde dos ossos, aumentando a sua absorção de cálcio.
  6. Contra hemorragias: A vitamina K é um dos principais coagulantes encontrados na natureza e, por isso, seu consumo pode auxiliar no reestabelecimento do sangue e na prevenção de hemorragias, especialmente em pacientes pós-operatórios.
  7. Ajuda no tratamento de diabetes: vegetais de folhas verdes escuras como a rúcula, são ricos em antioxidantes que são capazes de aumentar a absorção de insulina e diminuir as taxas glicêmicas no sangue, sendo, portanto um dos melhores alimentos no controle da diabetes. A grande quantidade de fibras presentes na rúcula ainda auxilia na digestão e, para os diabéticos, retarda a absorção de carboidratos pelo corpo, evitando picos de hiperglicemia e o ganho excessivo de peso.
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