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Dicas de Saúde

Os 07 benefícios dos ovos para a saúde

Os ovos de galinha, conhecidos pelo seu grande teor nutricional, tem razão de sua fama. São um dos poucos alimentos que não necessariamente são carne animal mas possuem proteínas completas, com todos os nove aminoácidos que o organismo necessita para a formação dos tecidos, sendo por esse motivo que o ovo é tão famoso e utilizado em dietas de ganho muscular.

O ovo é dividido em clara e gema, cada uma dessas partes com propriedades nutricionais próprias, que podem ser consumidas juntas ou separadamente. O ovo de galinha é também conhecido pelo alto teor de colesterol e por essa razão, muitos evitam consumi-lo, porém, o colesterol contido no ovo de galinha é bom para o organismo e um consumo sem exageros não irá alterar os níveis de colesterol do corpo. Conheça um pouco mais sobre esse alimento riquíssimo, seus nutrientes e os benefícios do ovo para a saúde:

benefícios dos ovos para a saúde

 

Nutrientes dos ovos

Ovos de galinha contem grandes proporções de proteínas, com todos os nove aminoácidos necessários em quantidades equilibradas para o nosso organismo. Outro nutriente altamente presente nos ovos é o colágeno, fazendo com que os ovos também sejam alvo da indústria cosmética, compondo cremes e máscaras de beleza. As principais vitaminas encontradas os ovos são A, B12, D e E, sendo também um dos poucos alimentos onde se pode encontrar vitamina D, além de ácido fólico, selênio, colina e diversos antioxidantes.

 

Benefícios dos ovos

  1. Gestação: Os ovos são importantíssimos na gestação, uma vez que eles fornecem nutrientes essenciais para a formação do bebê, que são ácido fólico, proteínas, colágeno e vitaminas (inclusive vitamina D, que participa na produção do hormônio do crescimento). Além de ser boa para o bebê, esses nutrientes ajudam a manter o útero e a pele firmes durante toda a gestação. A falta desses nutrientes pode levar a problemas na gestação, inclusive má formação do feto.
  2. Prevenção de coágulos no sangue: muitas pessoas temem o consumo dos ovos de galinha por acreditarem que ele irá aumentar os níveis de colesterol e, consequentemente, obstruir as artérias. Ao contrário, o consumo diário de ovos impede a coagulação sanguínea, melhorando, portanto a circulação. Porém, se o consumo diário for de ovos fritos, os riscos de aumento do colesterol são reais – como em qualquer outra fritura.
  3. Ossos: a casca dos ovos contém enormes quantidades de cálcio e, por isso, são excelentes para se consumir no combate a problemas ósseos como artrite e artrose. A casca do ovo normalmente é consumida em forma de farinha, pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e é indicada especialmente para mulheres grávidas e pessoas idosas.benefícios dos ovos para a saúde
  4. Fonte de vitamina D: A Vitamina D, diferentemente das outras, é produzida pelo próprio corpo em contato com o sol, sendo importante para a prevenção de alergias, melhora do sistema imunológico, ossos, cérebro e diversas outras funções. Porém, com exceção de alguns frutos do mar, os ovos são o único alimento onde se pode encontrar vitamina D em quantidades significativas.
  5. Cabelos e unhas: Além de ser fonte de cálcio e colágeno, os ovos possuem outro benefício especial aos cabelos e unhas, pois são grandes fontes de enxofre, essencial para o crescimento dos fios. Por esse motivo, muitas pessoas fazem máscaras de claras de ovos nos cabelos.
  6. Combate ao câncer de Mama: Por serem antioxidantes, os ovos são naturalmente benéficos na prevenção contra o câncer, em especial o câncer de mama. Um estudo publicado com mulheres demonstrou que aquelas que consumiam ovos seis vezes por semana reduziram em 44% as possibilidades de desenvolver câncer de mama.
  7. Sistema nervoso: Os ovos são excelentes fontes de colina, um nutriente importante para a formação e regulação do cérebro e de todo o sistema nervoso, diminuindo tensões e intoxicações.
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