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Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Os 4 benefícios da Vitamina B12

A Vitamina B12 é hidrossolúvel e extremamente importante para manter o metabolismo e regular as funções mais básicas do corpo, seno encontrada, inclusive na formação do nosso DNA. Ela atua, principalmente no sistema nervoso e nas hemoglobinas, garantindo a perfeita oxigenação e nutrição de todos os sistemas.

A vitamina B12 é importante para todas as pessoas e, em especial para as crianças e idosos, por ajudar no desenvolvimento do corpo, prevenir a anemia e o encolhimento do cérebro. Conheça tudo sobre a vitamina B12, seus benefícios e fontes de alimentação.

Vitamina B12

Onde encontrar a vitamina B12?

A Vitamina B12 é encontrada principalmente em carnes e alimentos de origem animal, isso porque os vegetais não produzem o nutriente, porém, ainda assim, é possível encontra-la em vegetais por conta dos microorganismos que habitam o solo, produzem a vitamina e muitas vezes esta é absorvida pelas plantas.

As principais fontes de vitamina B12 são peixes, carnes e frutos do mar; assim como em leite, queijos e ovos. Nos alimentos de origem vegetal, a vitamina B12 pode ser encontrada principalmente no trigo / cerveja, mas também em arroz, quinoa, leguminosas e oleaginosas, nozes, sementes e outros grãos. Infelizmente, essa vitamina é prejudicada pelo uso de agrotóxicos e outros produtos químicos, que destoem o húmus e os microorganismos que dele se alimentam.

 

Quais são os benefícios da vitamina B12?

Combate a anemia: A vitamina B12 é essencial para a formação, desenvolvimento e manutenção das células vermelhas no sangue, as hemácias. Essas células transportam oxigênio e nutrientes para todo o corpo e sua deficiência pode levar, em casos extremos, a quadros de anemia. Na ausência da vitamina, as hemácias aumentam de volume e o tamanho médio do núcleo fica desproporcional ao do citoplasma, prejudicando toda a sua função e levando à anemia megaloblástica.

Formação do DNA: A vitamina B12 reduz o risco de quebras dos cromossomos, evitando danos no DNA. Lembrando que a deformação do DNA das células é uma das causas para o desenvolvimento câncer, a ingestão de vitamina B12 diminui esse risco.

Reparação dos músculos: a vitamina B12 interfere diretamente na produção de creatina, uma das proteínas essenciais para a formação de massa muscular. Logo, a vitamina B12 é importante para a regeneração dos músculos e a manter as reservas de energia. Como a vitamina B12 estimula a produção de glóbulos vermelhos, aumenta também a nutrição e oxigenação muscular, importantes para a regeneração de lesões causadas na prática de atividades físicas.

Benefícios para idosos: a vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso, prevenindo o encolhimento do cérebro. Outro benefício da vitamina é que ela atua também na proteção das comunicações nervosas, evitando uma dessensibilização dos neurônios e sua possível degeneração e sintomas como paralisia nervosa, dores inexplicáveis e descoordenação motora.

Vitamina B12

Deficiência de vitamina B12

A falta de vitamina B12 no corpo pode trazer imensos problemas e efeitos físicos e psicológicos. Alguns desses efeitos são:

Efeitos psicológicos

  • Falta de motivação
  • Depressão
  • Síndrome de Burnout
  • Esquecimento / demência
  • Problemas do sono
  • Transtornos de personalidade
  • Falta de concentração
  • Tonturas
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Confusão
  • Alucinações

Efeitos físicos

  • Palidez
  • Anemia
  • Exaustão crónica
  • Fraqueza física
  • Imunodeficiência, suscetibilidade a infecções
  • Inflamação da boca (aftas), estômago e intestinos
  • Problemas gastrointestinais
  • Prisão de ventre, diarreia
  • Alterações do apetite
  • Dores nervosas
  • Espasmos
  • Problemas de visão
  • Perda de coordenação e equilíbrio
  • Problemas motores
  • Branqueamento dos cabelos
  • Formigamento e dormência dos membros
  • Arteriosclerose
  • Ataque cardíaco
  • Infarto cerebral (AVC)
  • Danos na retina
  • Anemia perniciosa
  • Paralisia
  • Espasmos
  • Incontinência
  • Infertilidade

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