Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Os 4 benefícios do Cobre

O cobre é um mineral essencial para o organismo, sendo importante principalmente para a imunidade, saúde da pele e do cérebro. Tem uma importância fundamental para a manutenção do corpo, apesar de ser encontrado em baixas quantidades.

Esse nutriente auxilia na formação de células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes. Suas funções também vão para a formação de neurotransmissores, proteção de neurônios e regulação da expressão gênica, além de auxiliar no controle das quantidades de ferro no organismo. Conheça um pouco mais sobre o cobre, suas principais fontes e funções, além dos benefícios desse mineral para o organismo.

 

Cobre

 

Onde encontrar cobre?

O cobre não pode ser produzido pelo organismo e, por isso, sua obtenção é feita por meio de alimentação. As principais fontes de cobre são:  Fígado de boi, ostras, ovos, cacau em pó, sementes de girassol, aveia, brócolis, avelãs, alcachofra, amendoim, açúcar mascavo, farinha de sola, lentilha, chocolate, castanha do pará, cogumelos, centeio, arroz, favas, cevada, rabanete, ervilha e caranguejo.

 

Quais são os principais benefícios do cobre?

Benefícios para a pele: O cobre possui função importante na formação de melanina, auxiliando na pigmentação da pele, cabelos e olhos. Por isso, seu consumo é essencial para impedir a formação de manchas na pele e melasma. Outro benefício deste para a pele se dá na enzima lisil oxidase, responsável pelas ligações de colágeno e elastina na formação de uma pele forte e flexível. A ação antioxidante desse mineral também contribui para a proteção da pele, reparação de pequenos danos causados pelos raios solares e combate o envelhecimento precoce.

Benefícios ao cérebro: O cobre é parte na formação de enzimas essenciais para manter a atividade do sistema nervoso através da síntese de neurotransmissores, sem os quais o transporte dos impulsos elétricos é impossível. Além do mais, o cobre também faz parte da produção da bainha de mielina, importante protetora que cobre a superfície dos nervos. Seu desgaste ocasiona num alteração dos impulsos elétricos, podendo levar a quadros como doença de Alzheimer, por exemplo. Indiretamente, o poder antioxidante do cobre também age na prevenção de doenças degenerativas.

Benefícios ao sistema imunológico: Como um mineral importante para a ação da vitamina C, o cobre auxilia na produção de glóbulos brancos, que são as células protetoras do organismo. A vitamina C, ativada pelo cobre também possui uma poderosa ação antioxidante, que também age no combate a infecções por vírus, fungos e bactérias.

Benefícios ao coração: como um poderoso antioxidante, o cobre também age impedindo a ação dos radicais livres sobre a oxidação de gorduras, impedindo o seu acúmulo nas artérias e prevenindo o risco de doenças cardíacas. Assim como auxilia na manutenção de uma pele saudável, a enzima lisil oxidase  – dependente do cobre – atua também no coração, ajudando a manter a integridade do tecido conjuntivo no coração e nos vasos sanguíneos além de desempenhar um papel na formação dos ossos.

Cobre

Deficiência de cobre

Por ser um mineral de grande importância ao organismo, a deficiência de cobre pode levar a várias complicações de saúde, como manchas na pele, queda do sistema imunológico, osteoporose e doenças neurodegenerativas graves, como doença de Parkinson e Alzheimer. Outra complicação importante é uma desregulação da tireoide.

Outros sinais são: atraso mental, cabelo crespo, cansaço, redução de funções cognitivas como memória, atenção e concentração, tremores, espasmos, pequenas hemorragias, além de tornar o corpo muito mais susceptível a doenças e infecções.

É importante lembrar que a deficiência de cobre corresponde a uma deficiência do mineral por várias semanas.

 

Excesso de cobre

Excesso desse mineral normalmente é decorrente do uso de suplementos. Alguns dos principais efeitos de uma intoxicação por cobre são: dores abominais, náuseas, vômitos, diarreia, em casos mais graves, danos no fígado, insuficiência renal e coma.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.