Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Alimentos Saudaveis Dicas de Saúde

Os 50 alimentos ricos em calcio

O cálcio é a substância mais importante em diversas atividades do organismo como a constituição primária de ossos, dentes e unhas. Além do mais, sua ação estende-se aos músculos, coração e sistema nervoso. No sangue, o cálcio age no processo de coagulação e também na estabilização de proteínas e outras enzimas. No sistema nervoso, o cálcio atua especialmente no impulso à atividade cerebral, aumentando as suas taxas e, consequentemente, melhorando a resposta cerebral, comunicação entre os nervos e funções cognitivas, como pensamento, atenção e memória.

Nos ossos, o cálcio atua como formador de seus tecidos e manutenção da densidade e, por isso, é especialmente importante para crianças, que necessitam de cálcio para o próprio desenvolvimento e a idosos, que sofrem uma perda significativa de cálcio no organismo e precisam repô-lo em maiores quantidades. Dessa maneira, o cálcio é importante a todos. Seu consumo previne a formação de artrites e osteoporoses.

calcio

Nos músculos, o cálcio atua na estabilização de proteínas e algumas enzimas, sendo fundamental na ligação destas para a formação muscular. Dessa forma, os seus principais benefícios são garantir um bom desenvolvimento, nutrição muscular e prevenir lesões, câimbras, fadiga ou perda do tônus do tecido.

 

Ausência de Cálcio

Dessa maneira, percebe-se que a ausência de cálcio no organismo pode causar diversos problemas em todas as funções do corpo. Dentre eles, os principais prejuízos são a perda da densidade e resistência óssea, aumentando a propensão a fraturas e problemas relacionados, diminuição da atividade cerebral, do tônus e resistência musculares. Pessoas idosas podem desenvolver osteoporose pela perda de cálcio. Em crianças, a falta de cálcio pode levar a má formação óssea, inibição do crescimento e raquitismo.

 

Excesso de cálcio

Por mais importante que o cálcio seja no organismo, ele deve ser consumido moderadamente, Seu excesso é chamado de hipercalcemia e pode causar diversos danos ao organismo. A principal complicação do excesso de cálcio está na formação de cálculos renais, porém, existem outros sintomas que denunciam essa condição, como sede frequente, perda de apetite, náusea, dor e prisão de ventre.

Outros problemas mais sérios advindos do excesso de cálcio no organismo são hiperparatireoidismo, hipertireoidismo, insuficiência renal, câncer, doenças inflamatórias e excesso de vitamina D.

alimentos ricos em calcio

Alimentos ricos em Cálcio

Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde recomenda uma ingestão diária de aproximadamente 1000 mg por dia a um adulto saudável e 1,3 mil mg para crianças e idosos. No caso de carência dessa substância, ela deve ser prescrita de forma suplementar por um médio endocrinologista, ortopedista ou um nutricionista. Felizmente, o cálcio pode ser encontrado em diversos alimentos de consumo básico e, por isso, sua suplementação natural também pode ser realizada em uma dieta nutritiva. Por isso, confira abaixo os principais alimentos que contém cálcio:

Alimentos ricos em cálcio de origem animal

  1. Iogurte desnatado ou integral
  2. Leite desnatado ou integral
  3. Iogurte integral
  4. Leite integral ou desnatado e seus derivados
  5. Queijo cottage
  6. Queijo cheddar
  7. Queijo mussarela
  8. Sardinha sem pele
  9. Ovo cozido
  10. Salmão

Alimentos ricos em cálcio de origem vegetal

  1. Iogurte de soja
  2. Caruru
  3. Espinafre cozido
  4. Tofu
  5. Castanha-do-pará
  6. Feijão de soja cozido
  7. Sorvete de creme
  8. Feijão cozido
  9. Folhas de mostarda cozidas
  10. Quiabo cozido
  11. Ameixas secas
  12. Brócolis cozidos
  13. Lentilha
  14. Agrião
  15. Linhaça
  16. Couve
  17. Amêndoas
  18. Açaí
  19. Figo
  20. Laranja
  21. Granola
  22. Amoras pretas
  23. Arroz integral
  24. Semente de gergelim
  25. Grão de bico
  26. Aipo
  27. Acelga
  28. Milho
  29. Trigo
  30. Cenoura
  31. Alho-poro
  32. Batata doce
  33. Salsa
  34. Couve flor
  35. Mostarda
  36. Abobora
  37. Uvas passas
  38. Semente de girassol
  39. Damasco
  40. Repolho
Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.