Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Os 7 Benefícios do Fósforo

O fósforo é um mineral fundamental para a saúde, principalmente para bebês em fase de gestação e crianças. As principais funções dele no corpo é auxiliar, junto com o cálcio, na formação e manutenção de ossos e dentes. Além do mais, ele trabalha na alcalinização do corpo, isto é, para manter um pH normal no organismo.

Outra função importante do fósforo diz respeito a sua participação na metabolização de carboidratos e proteínas, gerando energia no corpo. Conheça abaixo tudo sobre o fósforo, suas principais fontes e benefícios ao organismo.

Fósforo

Onde encontrar fósforo?

O fósforo é um mineral muito fácil de ser encontrado nos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal e, por isso, sua deficiência é muito rara em pessoas saudáveis. Os alimentos mais ricos na substância são as carnes e alimentos de origem animal, existindo inclusive o risco de excesso da substância no corpo.

As principais fontes de fósforo são: carnes vermelhas, salmão, vieiras, ovos, leite, iogurte natural. Dos alimentos de origem vegetal, ele pode ser encontrado em sementes de abóbora, castanhas, lentilhas, amendoim, aveia e feijão carioca.

 

Principais benefícios do fósforo

Combate à fadiga: O fósforo tem participação no fornecimento de energia e força para o corpo, combatendo a fraqueza, dormência, fadiga, falta de libido e fraqueza sexual.

Protege o sistema nervoso: O fósforo é um dos minerais responsáveis pelo fornecimento de energia às células do cérebro e para o transporte de estímulos elétricos. Um nível adequado do mineral ajuda a regular funções cognitivas como memória, atenção, concentração e mantém o nível de reação do cérebro.

Criação de proteínas: O fósforo atua ainda como um dos elementos mas importantes na criação de proteínas e sua utilização no corpo para assegurar o crescimento das células e sua manutenção. O metabolismo de proteínas é o que garante a reparação e crescimento de todos os tecidos e músculos do corpo, sendo essencial para crianças e pessoas de diversas idades.

Benefícios para os ossos: Juntamente com o cálcio e o potássio, o fósforo atua na formação dos ossos e tecidos, sendo essencial durante o período da gestação e crescimento das crianças. Uma deficiência de fósforo na gestação pode levar a má formação do feto ou o surgimento de outros problemas em seu nascimento. Em idosos, seu consumo adequado é importante para evitar os desgastes da idade, possibilidade de quedas, fraturas e problemas nos ossos, como osteoporose, artrites e artroses.

Rins: o fósforo também atua na regulação e no bom funcionamento dos rins na liberação adequada dos resíduos da urina.

Fornecimento de energia: como um estimulador de diversos nutrientes do organismo, inclusive gorduras e proteínas, o fósforo é importantíssimo no fornecimento de energia para todas as células do corpo. Ele também ajuda no fluxo de energia e na absorção de vitaminas pelo organismo.

Saúde Bucal: as propriedades do fósforo também fortalecem as gengivas, evitando retrações, gengivites e outros problemas, protegendo também o esmalte do dente. Como ele trabalha no fortalecimento e na densidade dos ossos, é fundamental para a saúde bucal como um todo.

Fósforo

Deficiência do fósforo

A deficiência do fósforo pode causar sérios danos à saúde, como um prejuízo nas funções cognitivas e no tempo de reação do cérebro, falta de energia e queda do metabolismo corporal. Se a falta do fósforo for também acompanhada de deficiência de vitamina D e cálcio, causará sérios prejuízos à densidade óssea, levando a fraquezas, e suscetibilidade a sofrer fraturas.

Em mulheres gestantes, a deficiência de fósforo pode atrapalhar o desenvolvimento do bebê, levando a uma má formação óssea deste e um sistema nervoso fragilizado. A falta de fósforo também pode prejudicar o esmalte dos dentes e deixar a boca mais exposta a infecções e cáries.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.