Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Pílula do Dia Seguinte – Dúvidas Mais Comuns das Mulheres. Funciona? Quais Os Efeitos?

pílula-do-dia-seguinteA pílula do dia seguinte é um método indicado para casos de urgência, com a finalidade de evitar uma gravidez indesejada, após uma relação sexual desprotegida. Ela pode ser encontrada em 1 ou 2 cápsulas , compostas por Levonorgestrel. A dosagem é a mesma para os dois formatos sendo a de uma cápsula ingerida de uma só vez a quantida de total de hormônios. O uso frequente não é recomendado porque pode causar alguns efeitos colaterais a longo prazo.

O QUE É A PÍLULA DO DIA SEGUINTE?

É uma pílula composta por alta doses de hormônios femininos os quais servem para evitar uma gestação indesejada. Eles atuam diretamente no ciclo menstrual e na ovulação da mulher.

Como os demais contraceptivos, este não é um método 100% seguro e o risco de gravidez é de 5 em cada 100 mulher. O uso deve ser feito o quanto antes, após a relação.

O consumo da pílula do dia seguinte é feito por pessoas que tiveram uma relação sexual sem proteção e que acreditam ter a possibilidade de estarem grávidas. Nesse caso, o remédio é indicado apenas para mulheres, pois ele atua diretamente na fecundação do óvulo com o espermatozoide, evitando que esse processo ocorra.

Entretanto, este medicamento traz muitas dúvidas para as mulheres que pretendem consumir, afinal de contas, ele é considerado um medicamento de emergência, ou seja, somente deve ser utilizado caso um outro método contraceptivo tenha falhado.

COMO TOMAR A PÍLULA DO DIA SEGUINTE – TUTORIAL PASSO A PASSO

Tomar a pílula do Dia seguinte deve ser o quanto antes. Quanto mais rápido você tomar após a relação desprotegida, mas chances de o efeito ser positivo.

É muito fácil de consumir esse medicamento. As mulheres que compraram o medicamento com dois comprimidos, tem até 72 horas para ingerir. Sendo que a primeira pílula deve ser consumida logo após a relação, e assim que tomar, espera-se 12 horas para tomar a próxima.

Já as de uma única unidade devem ser ingeridas 24 horas depois do ato, para que o efeito seja positivo.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE FUNCIONA? POSSO ENGRAVIDAR?

A pílula do dia seguinte possui uma grande eficácia, porém não é 100% segura, como qualquer outro método contraceptivo. De acordo com pesquisas, quando se consome no primeiro dia a possibilidade de evitar uma gravidez é de 95%. No segundo cai para 85%, e no terceiro dia 50%.

Embora seja funcional, o risco de insucesso é bastante alto, considerando o risco de não se proteger durante a relação, ou antes dela. Deve-se considerar, que o corpo não está preparado para uma carga alta de hormônio de uma só vez.

Pílula do Dia Seguinte

QUANDO USAR A PÍLULA DO DIA SEGUINTE

Nos casos em que ocorre a suspeita de uma gestação indesejada. Lembrando que só deve ser consumida uma vez ao mês para manter sua eficácia. Lembrando que você não deve fazer o uso frequente. A pílula do dia seguinte deve ser utilizada quando:

·         Camisinha estourada,

·         Esquecer de tomar anticoncepcional,

·         Não utilize nenhum meio contraceptivo.

EFEITOS COLATERAIS

devido à alta dosagem de levonergestrel inserida ao corpo, que é um tipo de progesterona pode acontecer uma alteração no ciclo menstrual, devido ao atraso da menstruação que pode acontecer. Se ingerida,, já depois da implantação do óvulo, pode causar aborto, hermorragias e causar danos à saúde da mulher.

  • Atrasar ou evitar a menstruação naquele mês
  • Enjoos e vômito
  • Cefaleia
  • Dor no abdômen
  • Dor de cabeça 
  • Tontura
  • Diarréia
  • Dor muscular
  • Dores nas costas
  • Cólicas
  • Dor nos seios
  • Ansiedade

Pode acontecer a alteração do ciclo menstrual, que pode atrasar ou adiantar

NOMES DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE, PREÇO E ONDE encontrar

pílula-do-dia-seguinte-nomes

Os medicamentos mais comuns conhecidos como pílula do dia seguinte são:

  • Postinor-2
  • Pilem,
  • Pozato,
  • Diad,
  • Minipil2-Post,
  • Poslov

Pílula do dia Seguinte Preço

De modo geral, encontramos a pílula do dia seguinte em qualquer farmácia do Brasil, o valor pode até variar, mas fica algo em torno de 20 reais.

O valor da pílula varia de acordo com o fabricante, com a marca e até com a região do país em que você se encontra.

COMO A PÍLULA DO DIA SEGUINTE AGE NO ORGANISMO?

Como funciona a pílula do dia seguinte, é uma dúvida comum em pessoas que estão fazendo o uso pela primeira vez.

A medicação pode atuar no corpo da mulher de 3 formas diferentes cada uma, as quais podem mudar de acordo com    o período do ciclo menstrual no qual a mulher se encontra naquele momento:

  • Se acaso ela já estiver ovulando: O comprimido evita que ocorra a fecundação entre o óvulo e o espermatozoide, impedindo dessa forma o aparecimento da possível gravidez.
  • Nos casos em que ela esteja prestes a ovular: nessa situação, o comprimido atua impedindo ou inibindo o surgimento da ovulação, fazendo com que o espermatozoide não tenha o que fecundar.
  • Em outros períodos: eleva o nível de viscosidade do muco da vagina, o que dificulta a passagem do espermatozoide até o útero.

 Pílula do Dia Seguinte

TOMEI PILULA DO DIA SEGUINTE E NÃO MENSTRUEI. E AGORA?

Primeira coisa é ter calma, pois no primeiro mês é até normal não menstruar. Entretanto, caso se prolongue por mais de um mês, o ideal é busca uma farmácia e realizar o teste de gravidez para tirar a cisma.

 

SE EU JÁ TOMO ANTICONCEPCIONAL O QUE DEVO FAZER? DEVO CONTINUAR A TOMAR ANTICONCEPCIONAL NORMALMENTE?

Pode tomar normalmente, não tem problemas caso você ingira uma das pílulas do dia seguinte. O correto mesmo é dar continuidade ao contraceptivo. É provável que no primeiro mês após o uso o anticoncepcional de emergência, você sinta diferença e alteração no  ciclo menstrual, uma vez, que o seu organismo se submeteu a uma dosagem de hormônio maior que o normal. Neste período, você deve tomarcuidados redobrados, caso mantenha relações desprotegidas com frequencia.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE GERA DIFICULDADES PARA ENGRAVIDAR?

contraceptivo-de-emergenciaé muito comum as dúvias quanto aos efeitos da pílula do dia seguinte. Ela não irá interferir caso você queira engravidar em um outro momento. Cientificamente, não tem nada comprovado.

ENTENDA A EFICÁCIA DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE? AS 72 HORAS É MITO OU VERDADE?

O ideal é consumir o quanto antes, afinal de contas, conforme os dias passam a eficácia irá diminuir, até ir ao terceiro dia. A vantagem do uso deste contraceptivo de emergênica é que ele vem como solução em caso de alguma falha de algum método.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE É ABORTIVA?

Essa pílula não é considerada abortiva, no tanto que sua venda é legalizada em todas as farmácias, contudo, como já dito, se tomada depois da fecundação pode sim causar o aborto e alguns sangramentos.

QUAIS SÃO OS PRÓS E CONTRAS DA PÍLULA DO DIA SEGUINTE?

Prós: eficaz, barato, tem em todas as farmácias e não precisa de receita médica. Pode ser utilizado em caso de falha do método contraceptivo. não causa efeitos colaterais, se usada apenas em um caso de emergência, ou seja não é recomendado o uso frequente da pílula.

Contras: desregula o ciclo menstrual e pode causar embolia pulmonar. Devido a desregular a ovulação, corre-se o risco de uma relação desprotegida em dia fértil. O uso frequente pode também causar danos ao sistema reprodutivo, dificultando gravidez quando desejada.

DICAS IMPORTANTES!

  • Tenha sempre em sia suas consultas com um ginecologista. Ele te ajudará na escolha do melhor método para não engravidar. Caso tenha que trocar de anticoncepcional, ele também saberá te orientar da melhor maneira.
  • As relações sexuais desprotegidas podem colocar em risco a sua saúde, já que é o principal meio de transmissão de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), portanto, se proteger evita além da gravidez, doenças.

 

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.