Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Pílula do dia seguinte, efeitos colaterais

Os métodos contraceptivos tradicionais costumam ser usados antes das relações sexuais ou mesmo sem a existência delas, para impedir a concepção. Ao contrário destes, a pílula do dia seguinte, ou pílula do segundo dia, é um método contraceptivo de emergência, utilizado após as relações sexuais a fim de impedir o desenvolvimento de uma gravidez, caso o óvulo tenha sido fecundado.

Conheça um pouco mais sobre a pílula do dia seguinte, sua utilidade e efeitos colaterais:

Pílula dia seguinte

Para que serve a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte deve ser utilizada apenas em situação de emergência, isto é, após uma relação sexual sem as devidas precauções anticoncepcionais. Para que seus efeitos aconteçam, ela deve ser administrada com cautela e utilizada ocasionalmente.

Basicamente, a pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal que tem como objetivo inibir uma possível gravidez. Os três principais efeitos da pílula são:

  • Inibir a ovulação.
  • Impedir a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
  • Impedir que óvulo fecundado se aloje no útero.

Cada um desses três efeitos pode acontecer a depender do tempo após a relação sexual em que a pílula for tomada. A pílula do dia seguinte deve ser tomada em no máximo 72 horas após a ocorrência da relação sexual e, de todos os efeitos listados acima, o primeiro é o mais importante. Logo, quanto antes tomar a pílula do dia seguinte, mais seguros serão os seus efeitos no organismo.

Os efeitos externamente visíveis da pílula do dia seguinte são o de antecipar a menstruação, logo, alterará a periodicidade do ciclo. Normalmente, as mulheres menstruam cerca de uma semana após ingerir a pílula.

A descida da menstruação é a comprovação externa da eficácia de seus efeitos no organismo. A depender do momento do ciclo em que a pílula do dia seguinte for tomada, a menstruação pode demorar pouco mais do que uma semana para descer, porém, se passarem três ou quatro semanas e a menstruação não vier, aconselha-se fazer um teste de gravidez considerando a possibilidade de falha da pílula.

Muitas pessoas questionam se a pílula do dia seguinte é abortiva. O aborto é a interrupção de um óvulo já fecundado no útero. Como a ação da pílula é anterior a esse momento, ela não é considerada abortiva. Se uma mulher grávida tomar a pílula do dia seguinte, não surtira efeito algum.

Pílula do dia seguinte

Quais são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte?

Por ser uma bomba hormonal, a pílula do dia seguinte pode causar diversos efeitos colaterais em algumas mulheres. Porém, há um efeito colateral maior, causado pela superdosagem, que é o “efeito rebote”.

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são:

  • Dores de cabeça;
  • Dores de estômago;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Cólicas;
  • Pequenas hemorragias;
  • Alteração do ciclo menstrual.

O efeito colateral comum a todas as mulheres é a alteração do ciclo menstrual, que inclusive, pode vir em uma intensidade diferente, geralmente um pouco menor. Os demais efeitos colaterais são sentidos apenas por algumas mulheres e raramente a pílula do dia seguinte pode causar vômitos.

Caso, nas primeiras 12 horas após ingerir a pílula, a mulher vomite, será necessário tomar novamente, pois provavelmente ela acabou eliminando as substâncias.

Super dosagem / utilização frequente:

A pílula do dia seguinte não causa infertilidade. Porém, se for utilizada com certa frequência, pode causar resistência do organismo aos seus efeitos e acabar falhando ao inibir uma gravidez.  Recomenda-se um período de no mínimo dois meses entre uma dosagem e outra, para que seus efeitos sejam garantidos. A pílula do dia seguinte possui mais de 90% de eficácia, se for tomada corretamente.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.