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Dicas de Saúde

Remédios caseiros para insônia

Deitar a cabeça no travesseiro e dormir. Para muitos, esta tarefa não é tão simples assim. Infelizmente, a insônia é um distúrbio que atinge milhares de brasileiros.

A insônia pode ser causada por diversos fatores: Estresse do dia-a-dia, emocional e até mesmo o ambiente corroboram na hora de dormir. Independente da causa, ficar não conseguir dormir é uma grande incômodo, e por isso, elaboramos uma lista de seis caseiros que vão te ajudar a combater a insônia!

Mas antes, aí vão umas dicas: Se você é adepto (a) aos chás tranquilizantes para dormir, saiba que eles devem ser tomados com cerca de 30 minutos antes da hora de se deitar. Além disso, é recomendado deitar-se na cama só quando você for dormir.

Remédios caseiros para insônia

Mantenha todos os aparelhos eletrônicos como celular, computador e televisão desligados. Apague a luz. O cérebro precisa ter o entendimento de que você vai descansar e estes eletrônicos, de certa forma, mantêm o nosso cérebro ligado.

A seguir, confira a lista de remédios caseiros que prometem acabar com a insônia:

1) Chá de maracujá: O favorito de todo mundo. Quem é que quando está estressado não recorre ao maracujá, seja em suco, chá ou até mesmo em forma de medicação? O maracujá não poderia ficar de fora desta lista. Para conseguir a eficácia, é recomendado preparar o chá com as folhas do pé de maracujá, pois são elas quem detém a concentração maior de substâncias calmantes.

Ferva a quantia de uma xícara de água. Quando ela começar a borbulhar, tire do fogo e acrescente seis gramas de folhas secas do pé de maracujá. Deixe o chá esfriar por 10 minutos e depois coe.

2) Chá de erva-cidreira: A erva-cidreira contém propriedades que nos ajudam a acalmar e relaxar o organismo. Para a preparação do seu chá, é preciso ferver 500 ml de água. Assim que a água ferver, cubra a quantia de duas (chá) de folhas de erva-cidreira com ela. Tampe o chá e espere ele ficar morno. Depois é só coar e beber. A erva-cidreira proporciona uma maior qualidade de sono.

3) Chá de valeriana: Ferva uma xícara de água. Feito isso, acrescente uma colher (de chá) de valeriana e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe o conteúdo e beba ele ainda morno. A valeriana é um ótimo remédio caseiro, pois contém propriedades calmantes e soporíferas.

Remédios caseiros para insônia

4) Chá de lúpulo: Em uma quantia de uma xícara de água fervente, acrescente uma colher (de chá) de lúpulo e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e beber ainda morno. O lúpulo contém ação calmante, e é muito eficaz na indução do sono.

5) Suco de maçã: Nesta receita, você vai precisar de uma maçã inteira, três folhas secas de erva-cidreira, uma colher (de chá) de mel e ¹/2 copo de água (podendo optar por uma xícara de chá de camomila). Bata todos os ingredientes e beba em seguida.

A maçã, a erva-cidreira e a camomila têm propriedades sedativas e juntas atuam como um remédio natural para quem sofre de insônia.

6) Xarope de ervas: Para o preparo deste remédio caseiro é preciso ter em mãos uma xícara de chá de mel de laranjeira, três colheres (sopa) de erva-cidreira e uma colher (de chá) das raízes da valeriana.

Coloque as ervas em um recipiente e as cubra com o mel. Tampe bem este conteúdo e deixe-os repousando por um período de 12 horas. Feito isso, é preciso amassar bem as ervas com o auxílio de um pilão ou com um acolher de pau. A mistura deve ser bem amassada para que possa extrair o máximo possível dos óleos essenciais.  Depois, coe o xarope e tome três colheres (de copa) antes de dormir.

Agora você já tem a (s) receita (s) certa para combater a insônia. Vale ressaltar que os remédios devem ser tomados com 30 minutos de antecedência do sono. Além do mais, desligue todos os aparelhos ao seu redor, para garantir o descanso do seu cérebro.

Escolha a receita que lhe pareça mais agradável e tenha uma boa noite de sono.

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