Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Sintomas da Diabetes – Guia Completo

Uma doença que acomete milhões de brasileiros por ano, o diabetes é uma condição metabólica onde o pâncreas torna-se incapaz de produzir/utilizar insulina, resultando na elevação dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Trata-se de uma doença crônica, ou seja, ela não possui cura, e na medida do tempo, ela vem a progredir. A diabetes é silenciosa, ou seja, ela age sem que o portador perceba os seus sintomas.

Tipos de diabetes e fatores de risco

A diabetes se divide em dois tipos: O 1 e 2. Além destas duas modalidades da doença, ainda existem o pré-diabetes e a diabetes gestacional. Veja a seguir a definição de cada uma delas:

Diabetes tipo 1: Este tipo de diabetes acomete crianças e adolescentes, e sua principal característica é a incapacidade do pâncreas produzir insulina suficiente.

Sintomas da Diabetes

Diabetes tipo 2: Tipo mais popular que ataca milhões de brasileiros, trata-se da categoria que é resistente à insulina. Ou seja, a insulina não consegue agir de forma correta no organismo.

Pré-diabetes: Condição que antecede o diabetes tipo 2, onde o paciente passa a apresentar casos constantes de glicose alta, bem como uma elevação de insulina no corpo. Para reverter o caso e impedir que o pré-diabetes se transforme em diabetes, o paciente deve mudar seus hábitos alimentares e abandonar o sedentarismo.

Diabetes gestacional: Este tipo de diabetes ocorre durante a gestação da mulher, e geralmente costuma desaparecer após o parto. No entanto, há casos em que a diabetes gestacional não desaparece, e a mulher corre o risco de desenvolver a diabetes tipo 2. Por isso ao dar à luz, é importante ter um acompanhamento médico.

Em relação aos fatores de risco, as principais causas são: Má alimentação, sedentarismo, histórico familiar, pressão alta e arterial, e histórico de doenças cardiovasculares.

Sintomas da diabetes

Os sintomas do diabetes diferem para cada tipo. Sendo assim, os indícios do tipo 1 da doença são: Sede e fome excessiva, alta frequência urinária, mau humor, emagrecimento, fadiga, coceiras pelo corpo, sonolência e infecções recorrentes.

Já no tipo 2, os sinais são: Emagrecimento, fadiga, alterações da visão, infecções constantes, dificuldade na cicatrização de feridas, boca seca, aumento de sede e fome, e formigamento na região dos pés.

Sintomas da Diabetes

Os sintomas do diabetes gestacional são: Alta frequência urinária, fome e sede excessiva e alterações na visão. Como se pode perceber, os sinais da diabetes gestacional são bem semelhantes ao da Diabetes tipo 2. Portanto, ao nascimento do bebê, é importante que a mãe procure um médico para que a condição não evolua e torne-se a doença.

 Estar atento à doença

Ao perceber qualquer um destes indícios, é recomendado que o paciente busque a ajuda de um profissional da saúde, para que os exames possam ser realizados e, se constatada a doença, o início do tratamento.

E mesmo com o diagnóstico da doença, é fundamental que o paciente realize exames frequentes, pois como trata-se de uma doença sem cura, é necessário mantê-la controlada, para que não haja nenhuma evolução.

Se você possui um histórico familiar onde alguns parentes sofriam da doença, é recomendado redobrar a sua atenção em relação aos sintomas, para prevenir o surgimento da doença. Veja a seguir, as principais dicas para prestar atenção:

– Pratique atividades físicas com regularidade;

– Mantenha seu peso ideal;

– Tenha bons hábitos alimentares e uma dieta balanceada;

– Controle a pressão arterial;

– Evite o tabagismo;

– Evite remédios que afetem o pâncreas

– Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Através destas dicas, você estará livre de desenvolver qualquer do diabetes. E lembre-se: Os cuidados devem ser constantes e levados a sério!

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.