Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Doenças

Tuberculose: Quais são as Causas, Sintomas, Tratamento e Diagnóstico

A tuberculose é uma doença que não tem idade, qualquer um pode sofrer com esse problema. Sendo algo gravíssimo, e assim que ocorrer a suspeita dessa doença, é preciso buscar a ajuda de um médico de forma urgente, para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Essa doença afeta, principalmente, a região pulmonar. Entretanto, existe alguns outros órgãos que podem ser atingidos, como por exemplo os rins. A parte óssea do corpo também pode ser afetada pela tuberculose. Ou seja, por mais que a doença seja associada aos pulmões, ela ainda sim pode interferir no bom funcionamento de outros sistemas do corpo.

O QUE É A TUBERCULOSE?

Tuberculose

Como todos já devem saber a tuberculose é uma doença, mas não é uma doença qualquer, a tuberculose é altamente contagiosa. A bactéria que causa essa doença (Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Koch – BK), pode ser adquirida de diversas maneiras, porém a principal delas é através do ar contaminado.

Ou seja, pessoas que estão com essa bactéria e acabam espirrando, tossindo ou até mesmo falando próximo de pessoas que não tem a doença, acabam transmitindo-a.

Essa é uma doença muito séria, aqui no Brasil, existem diversos relatos de pessoas que já morreram por conta da doença. Por isso, pessoas com o diagnóstico de tuberculose precisam ser isoladas, até que o tratamento se encerre.

SINTOMAS DA TUBERCULOSE PULMONAR

Nem sempre as pessoas conseguem associar logo de início os sintomas da tuberculose com a doença. Isto porque, os sintomas da tuberculose, lembram muito a uma gripe ou um resfriado comum. O que é necessário observar é o grau dos sintomas e a intensidade com que aparecem.

Tuberculose

Entretanto, mesmo assim, existem casos em que ocorre a demora da busca por ajuda médica, pois as pessoas preferem adiar a avaliação médica, por conta do achismo. De qualquer maneira, veja os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar:

·        Tosse;

·        Falta de apetite;

·        Perda rápida de peso;

·        Febre;

·        Cansaço e mal estar;

·        Suor durante à noite, e outros sintomas.

SINTOMAS DA TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR

Em casos onde o diagnóstico é de tuberculose extrapulmonar, você vai se deparar com os mesmos sintomas que foram ditos no tópico anterior. Porém, o que irá dar a diferença, é dependendo do órgão que foi atingido pela doença.

Por exemplo, pessoas que sofrem de tuberculose cerebral, além dos sintomas associados a gripe, o paciente irá sofrer convulsões com frequência, devido ao problema. Enquanto que as pessoas com tuberculose renal pode acabar urinando sangue e sentir fortes dores na lombar.

Ou seja, tudo pode depender do local. Mas, não esqueça de que ao sentir os primeiros sintomas, corra a um médico para receber as orientações.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

A avaliação da doença é feita através do relato do paciente. Este irá dizer ao médico o que tem sentido nos últimos dias e em seguida, se o médico suspeitar de tuberculose, ele irá pedir um exame de escarro, além do raio-x da região do tórax, e também será solicitado uma baciloscopia.

Caso você seja diagnosticado com tuberculose, acalme-se, pois essa é uma doença que tem cura. Além do mais, o tratamento pode ser feito pelo SUS, de forma gratuita, serão seis meses, mais ou menos, de tratamento. Normalmente, o médico prescreve nesses casos antibióticos, tais como:

·        Isoniazida

·        Pirazinamida

·        Rifampicin

PREVENÇÃO

Existem algumas práticas que podem diminuir suas chances de desenvolver a tuberculose, como por exemplo, tomar menos bebidas alcoólicas e ainda evitar o fumo. Outra prevenção que você pode fazer é tomando a vacinação de BCG.

É bastante comum que essa vacina seja entregue nos primeiros meses de vida da criança. Verifique na sua carteira de vacinação se você já está protegido contra essa doença, do contrário, procure o seu médico e informe o ocorrido, assim que possível, você irá tomar essa vacina com prescrição do médico.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.