Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Alimentos Saudaveis

Vinagre de arroz – Benefícios, Para que serve?

Conheça os benefícios do vinagre de arroz para a sua beleza e para a sua saúde!

vinagre-de-arroz-benefíciosComo se pode imaginar. o vinagre de arroz é feito pelo prórpio alimento, o arroz de diferentes variedades e países asiáticos. Ideal para o uso em vinagretes e picles porque é mais suave que os vinagres de vinho ou de maça.

O vinagre de arroz é um produto nativo asiático, mas suas características especiais vêm se tornando cada dia mais popular, o que explica o aumento do uso nos paises ocidentais.

Além de mais suave, o vinagre de arroz possui o sabor um pouco adocicado e isso é padrão. Além disso, ele tem menor teor alcoólico em sua fórmula, o que faz dele um vinagre especial para saladas às quais queremos dar apenas um toque sutil de acidez.

Em alimentos como o picles por exemplo, o vinagre de arroz faz uma combinação bastante agradável porque suavisa o sabor, ainda que há muitas pessoas que apreciem o forte sabor do picles.

COMO É FEITO O VINAGRE DE ARROZ?

O Vinagre de arroz provém da fermentação do próprio arroz, como sugere o nome e no geral apresenta uma cor quase que invisível. Os processos de fabricação variam de um país para o outro, o que faz por exemplo, uma grande diferença no sabor e textura entre os vinagres chineses e os japoneses, sendo os vinagres japoneses, mais suaves.

Existem outros tipos de vinagre na China, cujos sabores são mais intensos, é o caso dos vinagres vermelho e roxo. Eles são vinagres produzidos com outras sementes de arroz e a coloração acontece de acorso com o tipo de fermentação, e claro, o processo de fabricação utilizado.

Enquanto isso no Japão, o vinagre aromatizado é também utilizado para fazer o arroz de sushi, além de vários outros tipos de uso na culinária japonesa, ou seja, o vinagre é muito popular. Este mesmo vinagre aromatizado é composto por uma mistura de vinagre de arroz, sal, açúcar e alguns outros ingredientes como o kombu ou saquê.

A culinária japonesa é muito saborosa e inúmeras pessoas amam seus pratos. Para conseguir ter tanta qualidade assim os japoneses utilizam ingredientes muito especiais como é o caso do vinagre de arroz. Este é um alimento muito saboroso que proporciona diversos benefícios a saúde. Sua fabricação é feita através de um processo que se assemelha ao preparo do vinho de arroz que também é muito comum na cultura oriental.

Esse vinagre é feito a partir da fermentação do vinho de arroz que é muito tradicional nas cozinhas asiáticas. Trata-se de um condimento muito fraco para preservar ou conservar, mas que é frequentemente utilizado nas saladas, pratos com carne e até como um ingrediente dos molhos. Mas além de adicionar mais sabor a comida o vinagre de arroz fornece saúde e nutrição.

Vinagre de arroz

Tipos existentes de vinagre de arroz

O arroz branco é o tipo mais conhecido, mas existem muitos outros tipos de arroz que podem ser produzir diferentes vinagres. Um bom exemplo é a levedura do arroz vermelho que é usado para a confecção do vinagre de arroz vermelho. Esse tipo de condimento é muito usado para preparar molhos. Este vinagre é também conhecido como Vinagre japonês.

O arroz glutinoso é utilizado para a confecção do vinagre de arroz preto. Também há o arroz marrom que tem o vinagre confeccionado utilizando como matéria prima o arroz polido que é muito rico em nutrientes. Por ultimo, o arroz branco que tem o vinagre levemente amarelado ou incolor. Esse é o tipo de vinagre mais usado e conhecido no Brasil.

Para que serve

O vinagre de arroz trata-se de um condimento que é comumente utilizado na culinária japonesa e oriental. É uma ótima pedida para colocar numa salada ou até mesmo para preparar um molho muito saboroso além de pratos diversos. Além de saboroso, o que poucas pessoas sabem são os Benefícios do Vinagre de arroz para a nossa beleza e saúde. É o que você confere nas próximas linhas!

Benefícios do vinagre de arroz

vinagre-de-arrozSegundo a ANAV (Associação Nacional das Insústrias de Vinagre), este é um alimento que traz inúmeros benefícios à nossa saúde, isso porque os acúcares  dos vinagre, através do processo de fermentação, são transformados em álcool, que mais tarde se convertem em ácido acético.

O vinagre que é feito a partir de qualquer alimento ou fruta que contenha açucar, neste caso, do arroz integral tem uma grande quantidade de aminoácidos, o que vai diferir o vinagre de arroz dos demais vinagres, chega a ser cinco vezes maior. Além do mais, é um tempero excepcional para ser adicionado nas saladas e em diversos pratos. Mais benefícios:

  • Segundo nutricionistas e estudiosos, o vinagre de arroz original, produzido no Japão tem maior quantidade de aminoácidos e ácidos orgânicos que os outros vinagres e isto é suficiente para melhorar a circulação sanguínea e prevenir doenças como a hipertensão arterial. 
  • Os aminoácidos que estão presentes nesse vinagre são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, eles ainda:
  • Combatem os radicais livres que estão presentes no organismo e que trazem consequências negativas como o envelhecimento precoce, por exemplo, combate o colesterol alto e ainda evita que a gordura se acumule.
  • Outro beneficio muito significativo que o vinagre de arroz apresenta é o fato de conseguir equilibrar a acidez da corrente sanguínea. Isso ajuda na redução da quantidade de acido lático que está presente no organismo. Quando o acido lático encontra-se em excesso pode fazer com que a pessoa tenha uma sensação de cansaço em excesso e também cãibras musculares.

Também atua como cicatrizante natural para as queimaduras, picadas de insetos, cortes superficiais e acnes. Tudo isso é possível porque os aminoácidos atuam como um estimulante para que a pele seja regenerada e para que o sangue circule. Outro beneficio muito importante proporcionado pelo vinagre de arroz é a melhora no funcionamento do sistema digestivo que estimula a capacidade de absorver os nutrientes do corpo.

Afirmam ainda os nutricionistas, que os vinagre de arroz é rico em antioxidantes naturais, possuindo melhor efeito inibidor do estresse oxidadtivo e ainda tem ação antitumoral.

Preço

vinagre-de-arroz-como-usar

Vinagre de arroz preço – O vinagre de arroz é um condimento bastante utilizado na cozinha oriental e que proporciona diversos benefícios ao organismo de quem o consome. Para quem deseja comprar e acha que um vidro custa muito caro não precisa se preocupar, pois é possível encontrar no mercado ótimas marcas com preços muito bons.

O preço do Vinagre de arroz varia de acordo com o local onde você adquire, a região onde você vive e claro, do fabricante ou importador do produto.

Aliás, o preço vai variar de acordo com o tipo de embalagem já que as embalagens plásticas são mais baratas que as de vidro. Por isso, o vinagre de arroz comercializado em embalagem de plástico custa em torno de R$4,00 a R$5,00 reais enquanto que as de vidro fica em torno dos 10 reais.

Onde encontrar vinagre de arroz? Em supermercados e casas de produtos naturais você pode encontrar com facilidade o produto.

COMO USAR O VINAGRE DE ARROZ

Nãhá segredos quanto ao consumo e Como usar o vinagre de arroz. Na culinária japonesa ele é extremamente utilizado para vários pratos como:

  • Sushi;
  • Arroz para sushi;
  • Shari

Já no brasil, o uso do Vinagre de arroz é mais voltado para o tempero de saladas, legumes e para amaciar carnes.

O vinagre de arroz pode também ser utilizado como remédio caseiro para tratamento de pele, por exemplo: Costumam fazer compressas de água com vinagre de arroz fervidos para tratar manchas.

CURIOSIDADES:

Água de arroz com vinagre de maça para o rosto – Se  tratando de vinagre, o vinagre de maça é um dos mais comentados e popular. Então vai a dica: água de arroz com vinagre de maça, ele que é utilizado com um pouco de água e um pedaço de algodão, para tratar problemas de pele como cravos, espinhas e manhas.

Vinagre de arroz no cabelo –  Enxaguar os cabelos com vinagre de arroz, sela as cutículas dos fios e proporciona brilho, principalmente se os cabelos são quimicamente tratados.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Sueli Rosa disse:

    Vinagre de arroz para baixa glicemia é realmente eficaz?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.