Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Doenças

Zika Vírus é contagioso? Como funciona a transmissão e a microcefalia na gravidez

Não, o Zika Vírus não é contagioso, pelo contrário ele é transmitido por um mosquito que muitos já conhecem, pois se tornou epidemia nos últimos anos, principalmente aqui no Brasil. Esse mosquito é o transmissor da dengue, febre amarela e da febre do Chikunguya, claro que estamos falando do Aedes Aegypti.

Um mosquito que normalmente se desenvolve em águas paradas e limpas e que pode afetar qualquer pessoa, isto porque, através de sua picada, o mosquito pode transmitir qualquer uma dessas doenças.

E de acordo com pesquisas sobre o assunto, observou-se que mães afetadas pelo mosquito, acabaram tendo filhos com microcefalia. Para entender melhor o caso, leia todo o nosso post.

CONFIRA COMO O ZIKA VÍRUS PODE SER TRANSMITIDO

Zika Vírus é contagioso

Existem diversas maneiras de se transmitir esse vírus, principalmente de uma pessoa para outra. Esse contágio pode ocorrer através do contato direto entre duas pessoas. É possível ocorrer a transmissão através da relação sexual, saliva, por meio do contato com o sangue de alguém contaminado, pela urina, através do leite materno, entre outros fluidos do organismo.

Porém, é importante ressaltar que os índices de contágio através dessas vias é bastante baixo, mas não podemos descartar tais possibilidades e é necessário tomar os devidos cuidados para evitar o contágio.

CONTAGIO DE ZIKA VÍRUS EM MULHERES GRÁVIDAS E A RELAÇÃO COM MICROCEFALIA

Nos últimos anos se observou que ocorreu um aumento de pessoas, ou melhor dizendo, de mulheres com gravidez onde acontecia o risco de suas crianças nascerem com microcefalia.

Essa doença que afetas as crianças que ainda estão nas barrigas de suas mães é ocasionada pelo contágio da mulher com o mosquito. Isto quer dizer que as mulheres que foram afetadas pela picada do mosquito acabam desenvolvendo a microcefalia em seus filhos.

Mas isso não é regra geral, de acordo com o levantamento sobre o assunto, dentre sete mulheres gravidas, uma terá o filho com microcefalia até o final da gravidez.

ENTENDA COMO FUNCIONA A MICROCEFALIA

Como o nome diz a microcefalia é o mesmo que dizer que não ocorreu o desenvolvimento da cabeça da criança, ou seja, ela tem uma cabeça menor que as outras de sua idade. Existe um padrão na verdade, e ela não condiz a esse padrão.

De qualquer forma, as crianças que nascem com microcefalia, acabam tendo diversos problemas, principalmente voltados ao aprendizado e também ao desenvolvimento.

Afinal de contas, o seu cérebro não pode se desenvolver de forma correta, o que acaba atingindo outras áreas do corpo. Entretanto, não é apenas a Zika que transmite essa doença, mulheres que bebem álcool na gravidez, questões de genética, podem estar associados ao problema.

SINTOMAS DO ZIKA VIRUS – COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

O Zika Vírus começa a dar efeito na pessoa, após a picada, depois de 3 a 12 dias. Dentro desse prazo, tem pessoas que não sentem nada e de repente, os sintomas começam a surgir. De acordo com o que foi pesquisado sobre o Zika Vírus, apenas um a cada cinco pacientes apresenta os sintomas.

Dentre os mais comuns temos a coceira, vermelhidão pelo corpo, dor nos olhos, cansaço, fadiga, conjuntivite, diarreias, aftas, tonturas, falta de apetite, entre outros sintomas.

O diagnóstico será feito por um profissional que irá observar os sintomas que o paciente relata e então poderá dizer se é essa doença.

TRATAMENTO DO ZIKA VÍRUS

Não existe um tratamento que traga a melhora para pessoas que estão com Zika Vírus, o que os médicos acabam indicando sempre é manter-se em repouso, ingerir bastante liquido e aguardar dentre dois a sete dias em casa, pois é quando os sintomas do vírus se vão.

POSSO PEGAR ZIKA VÍRUS MAIS DE UMA VEZ?

Até agora não foi relatado nenhum caso de pessoa que voltou a ter Zika Vírus, na realidade, até o momento, ocorreram relatos de pessoas que pegaram Dengue mais de uma vez. Em relação ao Zika Vírus acredita-se que as pessoas criarão imunidade ao vírus.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.