Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Alimentos Saudaveis Legumes e Vegetais

06 benefícios da couve-flor para a saúde

A couve-flor é um vegetal da mesma família do brócolis e é por muitos deixada de lado, por conta de sua cor clara e sabor leve, porém, é um alimento indispensável para qualquer dieta. Sua importância nutricional é tamanha que a couve-flor foi listada entre os 20 melhores vegetais pontuados no Índice de Densidade Agregado (ANDI), que avalia a relação entre vitaminas, minerais, conteúdos fitonutrientes e o teor calórico dos alimentos. Que importância, não?

Os maiores benefícios oferecidos pela couve-flor ao organismo são o controle do peso, regulação da digestão, melhora na memória, prevenção contra câncer, inflamações e outras doenças.

Quais são os nutrientes da couve-flor?

Os principais nutrientes presentes na couve-flor são a vitamina C, B5, B6, B9, K, manganês, substâncias antioxidantes e fitoquímicas. A couve tem poder de agir principalmente no sistema digestivo, mas também possui efeitos diretos no funcionamento dos rins, na aparência da pele, nutrição corporal e funcionamento do sistema nervoso.

Como consumir a couve-flor?

Para consumir a couve-flor, alguns cuidados devem ser tomados para que não se perca as suas propriedades nutricionais. Ao selecionar uma couve-flor fresca, é importante que suas flores estejam firmes e claras, sem mancas amarelas ou marrons e suas folhas estejam verdes. O armazenamento da couve-flor deve ser feito com esta inteira, em um saco plástico que não acumule água e permita a ventilação.

O consumo da couve-flor pode ser feito com esta cozida no vapor, crua, grelhada, assada ou de diversos modos. Não se recomenda o seu cozimento em água, pois ela acaba perdendo boa parte de seus nutrientes na água, se esta também não for consumida. Muito rápida e fácil de fazer, a couve-flor é um alimento que não pode faltar em sua alimentação.

Benefícios da couve-flor

benefícios couve-flor

  1. Combate aos radicais livres: sua concentração de vitamina C e A faz da couve-flor um excelente antioxidante, combatendo a formação de radicais livres e, consequentemente, prevenindo diversos problemas como inflamações, envelhecimento precoce, baixa produção de colágeno e mesmo o desenvolvimento de células cancerígenas.
  2. Boa para a pele: Além de combater o envelhecimento precoce, a couve-flor auxilia na produção de colágeno, melhorando o aspecto geral da pele. Sua ação anti-inflamatória e antioxidante auxilia também nos reparos aos danos causados pelo sol, microinfecções e no combate à acne.
  3. Boa para o coração: A combinação de nutrientes da couve-flor faz desse vegetal uma poderosa arma na redução do colesterol, auxiliando a circulação e combatendo a pressão alta; suas propriedades antioxidantes estimulam o desenvolvimento das células de defesa do organismo, protegendo os vasos sanguíneos e fortalecendo-os. O sulforafano presente na couve-flor auxilia também no remodelamento cardíaco pós-infarto do miocárdio.
  4. Boa para a digestão: por ser desintoxicante, a couve-flor melhora o funcionamento dos órgãos gástricos, do fígado e rins, prevenindo inchaços e mal-estares. Sua rica quantidade de fibras, por sua vez, ajuda os movimentos do trato intestinal, acelerando o processo digestivo e combatendo a prisão de ventre. Por essa razão a couve-flor é um dos vegetais mais utilizados em dietas de emagrecimento.
  5. Boa para o sistema nervoso: a alta concentração de colina presente na couve-flor faz com que o vegetal seja parte importante no desenvolvimento e manutenção do cérebro, prevenindo inflamações, intoxicações, estresse e falhas de funcionamento. Por isso, a couve-flor é ótima para a memória, aprendizagem e regulação do sono. A colina e as vitaminas também auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos, deixando a resposta cerebral mais rápida e tem parte na composição da estrutura das membranas celulares.
  6. Boa para os ossos: Uma baixa ingestão de vitamina K está fortemente associada ao desenvolvimento de problemas nos ossos, como artrites e osteoporose, uma vez que essa vitamina contribui para a manutenção da densidade óssea. A couve-flor, por sua vez, é rica em vitamina K.
Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.