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Dicas de Saúde

3 formas para controlar a ansiedade sem precisar de remédios

Ser ansioso é normal para o ser humano. Todos temos este sintoma, pois quando nos deparamos com uma situação inesperada ou que resulta em medo e insegurança, logo sentimos a ansiedade tomar conta de nós.

Essa sensação muitas vezes nos motiva a dar um passo a algo novo, diferente, tentar transformar nossa vida. Porém, este é o lado positivo da ansiedade, existe o outro lado, o negativo.

A ansiedade se torna prejudicial quando não temos controle sobre ela. Ou seja, deixamos que ela tome conta do nosso ser.

Quando isso ocorre, diversos sintomas se associam a ansiedade. Como, por exemplo: taquicardíaco, suor pelo corpo, dores na barriga e cabeça, possíveis tremores, tensão nos músculos e tem pessoas que chegam a roer todas as unhas por conta do nervosismo.

A pessoa que sofre com o problema de ansiedade sempre encara as novas situações como ameaças e não como oportunidades.

Mas o que provoca a ansiedade que deixa muitas pessoas com os nervos à flor da pele, como diz o ditado? A sensação de ser ansioso é inata, entretanto, pode trazer problemas quando associada a um estilo de vida de muita agitação.

As pressões do dia a dia, o estresse no trabalho, discussões nos relacionamentos, não ter dinheiro, são alguns fatores que podem provocar a ansiedade no sujeito.

Mas tem tratamento. Pessoas que são muito ansiosas podem recorrer a ajuda de remédios recomendados por profissionais da saúde ou buscar alternativas para evitar o vício em medicamentos.

Existem outras maneiras para lidar com a ansiedade no cotidiano. Não é preciso mudar seus hábitos diários, bastar arranjar um tempo para buscar ajuda e olhar para si mesmo.

Os medicamentos são indicados para pessoas que já procuraram este tipo de auxilio e não obterão resultados, isto é, em um último caso se usa os remédios para solucionar o problema de ansiedade.

formas para controlar a ansiedade sem precisar de remédios

FAÇA TERAPIA

A primeira sugestão de nossa lista que irá exemplificar três possibilidades para além dos remédios no tratamento de ansiedade, é a busca por terapia.

Procure por um profissional, seja terapeuta ou psicólogo, que possa te auxiliar no caminho do autoconhecimento.

Isso porque quem se conhece sabe reconhecer quais são os seus limites e respeitá-los, frente a situações incomodas e que provocam algo de ruim em sua vida tem a força de dizer não e seguir em frente.

Além disso, a terapia proporciona ao paciente maios aceitação de si mesmo e reconhecimento de suas reais necessidades.

EXERCITE-SE

Um jeito muito simples de melhorar e equilibrar sua ansiedade é começar imediatamente a prática de atividades físicas em seus dias.

Uma caminhada, corrida ou andar de bicicleta, já são ótimos exercícios. Com a prática frequente, logo mais os resultados irão surgir, e você irá perceber que os níveis de ansiedade irão diminuir cada vez mais.

Isso ocorre devido liberação do hormônio do prazer, a serotonina, que é produzida e lançada no organismo durante uma prática de exercícios físicos.

É uma das alternativas mais recomendadas, mas é importante encontrar uma atividade que você goste, não faça nada sem sentir vontade, pois não trará resultados.

formas para controlar a ansiedade sem precisar de remédios

TERAPIAS ALTERNATIVAS

Dependendo do tipo de ansiedade, existem terapias alternativas que podem reverter o quadro ansiolítico na pessoa. Dentre elas podemos encontrar:

  • Acupuntura – essa é uma técnica na qual é utilizada agulhas em pontos estratégicos do corpo. Através da aplicação das agulhas é possível liberar a tensão acumulada nos músculos, provocando um relaxamento.
  • Ioga – neste método a pessoa irá trabalhar diversos exercícios que promovem o relaxamento e diminuição da tensão. Aqui a pessoa irá aprender a corrigir a postura e técnicas de respiração para o controle da ansiedade.
  • Florais de Bach – plantas que prometem tratar ansiosos.

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