Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

4 Benefícios da Vitamina K

A vitamina K é um complexo vitamínico lipossolúvel que se divide em K1, K2 e K3. É essencial para o organismo, principalmente pela sua ação coagulante, é conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, garantindo o equilíbrio dos glóbulos sanguíneos e contribui também para a saúde dos ossos – sendo bastante utilizada em bebês prematuros.

A vitamina K1 pode ser encontrada em alimentos, especialmente de origem vegetal. Já a vitamina K2 é produzida pela própria flora intestinal e a vitamina K3, produzida em laboratório, é bastante encontrada em medicações e suplementos.

Vitamina K

A vitamina K1, advinda dos alimentos, pode ser encontrada principalmente em óleos e gorduras vegetais, como o óleo de soja e em verduras, grãos e folhagens esverdeados, como a couve, brócolis, espinafre, mostarda, ervilhas, salsa, espinafre, repolho, couve-flor, agrião, etc. Em frutas, encontramos a vitamina K principalmente no abacate e nas uvas verdes.

 

Quais são os benefícios da vitamina K?

Fortalece o sistema circulatório: Os principais benefícios que a vitamina K proporciona no organismo estão associados ao sistema circulatório, seja no sangue, seja na saúde dos vasos sanguíneos. Nas veias e artérias, a vitamina K atua no fortalecimento das paredes, auxiliando para que os vasos não se rompam com a pressão sanguínea, mantendo uma boa elasticidade e resistência. Por isso, a vitamina K combate a formação de fibroses e o ressecamento dos vasos, mantendo-os mais elásticos. Nesses benefícios, a vitamina K atua na prevenção e no tratamento de doenças como a aterosclerose, doença cardíaca coronária (DCC) e o estreitamento de pequenos vasos sanguíneos – que fornecem oxigênio em todos os tecidos.

Combate e minimiza hemorragias: outro grande benefício da vitamina K no sangue é a sua contribuição para a coagulação sanguínea, através da transformação de proteínas em substâncias que coagulam o sangue da maneira correta. Por este modo, a vitamina K é conhecida como um cicatrizante natural e, juntamente com o fortalecimento dos vasos sanguíneos, um anti-hemorrágico.

Vitamina K

Fortalece os ossos: Outro grande benefício da vitamina K para o organismo é o seu poder de atuar na saúde dos ossos, uma vez que ela participa do processo de fixação dos cálcio nos ossos, juntamente com a vitamina B, o Magnésio e o Fósforo. O cálcio é de extrema importância na formação e manutenção da estrutura óssea do corpo, que inclui, além dos ossos, os dentes, e ligações das articulações. Por isso, a vitamina K é recomendada a pessoas com problemas na formação dos ossos, que tenham sofrido fraturas, a mulheres que sofrem osteoporose devido a menopausa e em bebês prematuros.

Proteção a bebês prematuros: a vitamina K é importante para a saúde dos bebês prematuros, uma vez que essas crianças correm maiores riscos de sofrer hemorragias espontâneas. Por isso, a vitamina K é bastante prescrita nesses casos sob avaliação e supervisão médica.

 

Por ser uma vitamina lipossolúvel, se ingerida em excesso pode atrapalhar a absorção de outros nutrientes no organismo, por isso, qualquer suplementação de vitamina K deve ser realizada sob supervisão de um profissional qualificado. Seu excesso também pode interferir no uso de medicações anticoagulantes, uma vez que ela estimula o efeito contrário.

 

Deficiência de vitamina K

É muito difícil ocorrer deficiência de vitamina K uma vez que ela, além de ser produzida pelo próprio organismo, é encontrada em diversas fontes comuns de alimentos, como leite, trigo e batatas. Porém, caso aconteça, essa deficiência é indicada apenas pelo exame de sangue.

Alguns problemas decorrentes da falta de vitamina K no organismo são dificuldades de coagulação e perda da qualidade e consistência óssea. Normalmente, as pessoas que mais correm riscos de desenvolver uma deficiência são aquelas que já passaram por cirurgia bariátrica e tomam medicações que dificultam a absorção de gorduras.

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.