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Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

5 Benefícios do Potássio

O potássio é um mineral importante para o funcionamento regular do corpo, pois exerce a fundamental função de controlar, junto com o sódio, a quantidade de água em nossas células.

Na medida em que o sódio trabalha na retenção de líquidos, o potássio age em sua excreção e os dois em equilíbrio mantém o corpo hidratado corretamente. Além da regulação da água no organismo, o potássio tem papel em diversas outras funções, como a contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia e no metabolismo de ácidos nucleicos e proteínas. Conheça aqui tudo sobre o potássio, suas principais funções, fontes e benefícios para o corpo.

Potássio

Onde encontrar potássio?

O potássio pode ser encontrado em diversos alimentos de nossa culinária, tais como frutas e verduras. Os principais vegetais que possuem potássio são ementes de girassol torradas, abacate, amêndoas, espinafre, batata, beterraba, banana, brócolis, aipo e iogurte desnatado.

É importante lembrar que a ingestão de potássio deve ser feita junto ao sódio para que ambos os minerais trabalhem junto e não aconteçam efeitos colaterais como desidratação. O sódio pode ser encontrado principalmente no sal de cozinha.

Quais são os benefícios do potássio?

Relação potássio e sódio: O potássio junto ao sódio proporciona benefícios especiais ao corpo, como a manutenção da hidratação do corpo através da regulação da quantidade exata de água nas células. Enquanto que o sódio retém os líquidos, o potássio libera. Ambos também possuem grandes participações nas contrações musculares, proporcionando músculos mais fortes e tonificados, além de atuar na manutenção da pressão sanguínea e regularizar os batimentos cardíacos, que são contrações.

Previne AVC e derrames: Potássio atua no corpo como um regulador da pressão arterial que, quando elevada, provoca danos às veias e artérias, aumentando o risco de derrames. Por isso, a ingestão de potássio ajuda reduzir a pressão arterial a um nível adequado, evitando possibilidade de se acontecer um AVC ou qualquer outro derrame.

Previne câimbras: o potássio atua como um regulador das reações musculares, permitindo suas contrações sem lesões, evitando câimbras. Logo, uma dieta rica em potássio é excelente para esportistas, pois aumenta o seu rendimento.Potássio

Bom para os ossos: o potássio é um dos minerais responsáveis por permitir a absorção de cálcio no organismo, favorecendo assim os ossos e dentes.

Protege o sistema nervoso: O potássio é um dos minerais que compõem a bainha de mielina, camada protetora dos neurônios e que também permite a passagem dos estímulos elétricos. Além de proteger a função cerebral, o potássio também atua na transmissão de estímulos entre cérebro e terminações nervosas e, por isso, uma dieta rica em potássio aumenta a velocidade de resposta cerebral, assim como a concentração, atenção e memória. O potássio, junto a outras substâncias também tem papel importante na oxigenação do cérebro e seu relaxamento, agindo contra o estresse e crises depressivas.

Deficiência de potássio

Por ser um mineral que atua em todos os sistemas do corpo, a deficiência de potássio traz também diversos efeitos colaterais, principalmente porque a sua falta muitas vezes significará um excedente de sódio no organismo. Alguns dos sintomas de deficiência de potássio são: fraqueza muscular, câimbras, fadiga, alterações cardíacas, anorexia e apatia mental.

Vômitos e diarreias podem levar a uma perda das quantidades de potássio no organismo e, por isso, nessas situações deve ser feita a sua reposição para manter reguladas as funções básicas do corpo. Normalmente a reposição é feita tanto do sódio quanto do potássio através do soro fisiológico.

Além do sódio, o potássio também trabalha em combinação com outros nutrientes, como o magnésio, atuando nas contrações musculares e na proteção ao sistema nervoso. Junto com a vitamina B12, o potássio compõe a bainha de mielina

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