Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

5 Benefícios do Selênio

O selênio é um mineral com alto poder antioxidante no corpo e, por isso, é importante no fortalecimento do sistema imunológico, combate a doenças, câncer, envelhecimento precoce e problemas do coração.

Pode ser facilmente encontrado em alimentos comuns da dieta brasileira e, por isso, sua deficiência é difícil de ocorrer. Além do mais, ele atua também na formação e regulação de alguns hormônios produzidos pela tireoide e, por isso, influencia também questões psicológicas e comportamentais.

Onde encontrar selênio?

Ao contrário de outros minerais, o selênio é fácil de ser encontrado, estando em abundância em alimentos muito comuns da dieta, como arroz, farinha de trigo, clara de ovo, queijo, carne de frango e, principalmente, na castanha do Pará, sendo esta a fone mais rica de selênio já encontrada no Brasil.

 

Quais são os benefícios do selênio?

Sistema imunológico: Por ser um mineral altamente antioxidante, o selênio combate a formação de radicais livres, responsáveis pela super multiplicação de células cancerígenas, além do envelhecimento precoce. Além de combatê-los, o selênio tem grande atuação para prevenir e reparar danos no DNA. Levando em conta que o câncer é causado pela multiplicação exacerbada de células danificadas, o selênio se torna um poderoso nutriente antitumoral, principalmente quando combinado com vitaminas do complexo B.

Estimulação do sistema imunológico: O selênio tem participação importante na estimulação de glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo. Sua ação antioxidante também auxilia no combate a infecções por vírus, fungos e bactérias, inflamações e auxilia na cicatrização e reparação dos tecidos, especialmente da pele. Logo, o selênio ajuda a deixar o corpo mais resistente contra agressões.

Anti-inflamatório: sua ação antioxidante combate especialmente o envelhecimento precoce das células, auxiliando a combater aquela sensação de se sentir mais velho do que realmente é. Essas inflamações acontecem principalmente em torno de articulações e ossos e, quanto combatida pela ação anti-inflamatória do selênio, melhora o movimento e a resistência dessas estruturas.

Benefícios à tireoide: O selênio atua diretamente na regulação das funções da tireoide, ajudando a regular as taxas hormonais do corpo. O hormônio t3 é um dos mais importantes do corpo, por regular a taxa metabólica geral e precisa do selênio para ser produzido.

Benefícios ao coração: a ação antioxidante do selênio ajuda a combater a coagulação sanguínea e o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos, especialmente coronários. Dessa maneira, o selênio ajuda também na regulação da pressão arterial e do colesterol ruim, reduzindo a possibilidade de se causar infartos, derrames ou AVC.

Selênio

Deficiência de selênio

Por ter uma atuação tão importante em sistemas básicos do corpo, a deficiência de selênio pode trazer inúmeros prejuízos à saúde. Alguns desses prejuízos dizem respeito a desregulação das atividades hormonais, especialmente da tireoide, que pode levar a casos de hipotireoidismo, com alterações no humor, ciclo do sono e ganho de peso.

A falta do selênio também pode estar associada a problemas no coração e aumento do colesterol. Outro efeito de sua deficiência é um enfraquecimento do sistema imunológico, aparecimento de dermatites, dores nas articulações e dificuldades de movimentação. Em homens, a deficiência de selênio também pode prejudicar a maturação e mobilidade de espermatozoides.

Overdose de selênio

Assim como sua deficiência, o excesso de selênio pode ser altamente tóxico para o organismo. Normalmente, os excedentes do mineral são excretados na urina, porém, a médio e longo prazo pode levar a quedas de cabelo, problemas nos rins, fígado, distúrbios nervosos e insuficiência cardíaca.

Por ser um mineral encontrado com facilidade na dieta do brasileiro, deve-se tomar cuidado no uso de suplementações que contenham o mineral para que não se entre em um quadro de excesso de selênio no organismo.

 

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.