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Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

7 Benefícios da Vitamina B6

A Vitamina B6, uma das mais importantes para o corpo, é conhecida como a vitamina da respiração das células, dado que é uma das vitaminas mais importantes para o metabolismo das células.

A Vitamina B6 ajuda no metabolismo dos aminoácidos, isto e, das proteínas e, por isso, é importante para a formação, reparação e manutenção de todos os tecidos e músculos do corpo, ossos, cartilagens e sistema nervoso.

Ela também é importante na regulação de determinados hormônios relacionados aos ciclos de sono e vigília e ao bem-estar, além de participar em funções do coração e circulação pela regulação dos níveis de homocisteína.

Vitamina B6

Onde encontrar vitamina B6?

A vitamina B6, ou piridoxina, pode ser facilmente encontrada nos alimentos e, por isso, sua deficiência é um fenômeno muito raro. Ela pode ser encontrada em abundância nos principais alimentos da cultura brasileira, como carne bovina, peito de frango, ovos, peixe, cereais integrais, cereais enriquecidos, semente de girassol, nozes, feijão, banana, cenoura, abacate, soja, espinafre, milho e batata.

Quais são os principais benefícios da vitamina B6?

Cérebro: A vitamina B6 atua diretamente na saúde e bom funcionamento do cérebro, pois ela influencia na composição da bainha de mielina, que envolve as células, protegendo-as e permitindo a sua comunicação. Ela também atua na produção de dopamina e serotonina. Assim, uma dieta rica em vitamina B6 é importante para manter o raciocínio rápido, pensamento abstrato, memória. Sua falta pode levar a espasmos, convulsões, quadros depressivos e doença de Parkinson.

Alivia a TPM: por ser uma vitamina reguladora de funções cerebrais e produção de hormônios importantes para a estabilidade do humor, a B6 pode diminuir os sintomas causados da TPM, principalmente porque ela também atua na eliminação do excesso de estrogênio.

Boa para a pele, cabelos e unhas: a vitamina B6 atua na metabolização de proteínas e, por isso, é importantíssima na reparação de tecidos e músculos, incluindo a pele. A vitamina B6 ajuda no tratamento de acne, pele seca e eczemas, além de evitar a quebra de unhas e queda de cabelo.

Amamentação: mulheres em fase de lactação precisam de doses maiores de vitamina B6 para compensar as necessidades da produção do leite. Isso porque a vitamina b6 auxilia no metabolismo da proteína que é utilizada para a produção do leite pela mãe. Da mesma maneira, mulheres em período de gestação devem consumir essa vitamina para auxiliar no desenvolvimento do feto ou bebê.

Menopausa: A vitamina B6 diminui os efeitos colaterais da reposição hormonal, além de auxiliar na regulação dos níveis de estrogênio no organismo.

Síndrome de Down: Por atuar diretamente na proteção e regulação do sistema nervoso, a vitamina atua na diminuição das perdas cognitivas de pessoas com síndrome de Down, melhorando o tempo de reação, reflexos e memória.

Combate a depressão: por estar diretamente associada a produção de serotonina, a vitamina B6 é importante no combate à depressão, além de estimular o tempo de reação do cérebro pela proteção dos neurônios.

Vitamina B6

Deficiência de vitamina B6

Por ser uma vitamina de grande importância e abrangência em todo o organismo, sua deficiência pode causar quadros sérios à saúde, como perda ou diminuição de funções cognitivas, depressão, instabilidade emocional e, em alguns casos, obesidade, porque a depressão está na maioria das vezes associada ao ganho de peso e a falta dessa vitamina ainda aumenta a tendência a engordar.

Em mulheres grávidas, sua deficiência pode levar a enjoos matinais mais severos e longos e, em alguns casos, aborto espontâneo.

Outros sintomas comuns ligados à falta de vitamina B6 são diminuição da memória, pensamentos confusos, alterações hormonais, perda de massa muscular, dermatite, anemia, gengivite, feridas na boca e na língua, queda de cabelo, problemas dentários, dentre outros.

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