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Legumes e Vegetais

Os 7 Mais Importantes Benefícios do brócolis para saúde

O Brócolis é um vegetal pertencente à família do repolho, conhecido como um dos alimentos mais nutritivos e importantes em uma dieta. Pode ser comido cru, cozido, no vapor, ensopado e em molhos, como o brócolis ao molho branco, uma das combinações mais famosas do vegetal.

Seu sabor e aroma são únicos, trazem frescor ao paladar e leveza às refeições, principalmente porque é um alimento que auxilia a digestão dos alimentos. Sua fama como alimento nutritivo se dá pelo fato de o brócolis ser rico em vitamina C e fibras alimentares, betacaroteno, proteínas e minerais, como Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco, sem contar que tem um baixíssimo valor calórico.

Quanta nutrição em um só alimento, não é? Por isso, conheça abaixo alguns dos principais benefícios do brócolis que torna esse alimento indispensável para a dieta:

Benefícios do Brócolis

Controle da Pressão Arterial

O brócolis é um grande controlador da pressão arterial por ser rico em magnésio e cálcio, além de conter glucocorafanina, que aumenta as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do organismo, sendo excelente também para o relaxamento dos músculos e coração, além de estimular as defesas do corpo e prevenir infecções.

Proteção ao sistema imunológico

Como mencionado acima, o brócolis estimula o sistema imunológico. Isso porque as vitaminas do brócolis, principalmente a vitamina C, tem propriedades antioxidantes combate a formação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, problemas na pele, rugas e formação de tumores cancerígenos. Além do mais, ele combate a ação de vírus e bactérias. Ingerir brócolis regularmente auxilia na reparação da pele contra os danos do sol e na desintoxicação do corpo, fazendo dele um grande aliado nas dietas detox.

Olhos

Os carotenoides presentes no brócolis, a luteína e zeaxantina, são antioxidantes presentes na mácula dos olhos, logo, a ingestão desse alimento auxilia na prevenção da degeneração macular advinda do envelhecimento

Digestão

A alta concentração de fibras dietéticas do brócolis faz dele um grande aliado à digestão, por estimular o movimento do intestino. Além do mais, o brócolis também ajuda na proteção da mucosa do estômago através dos isotiocianatos.

Contra alergias

O brócolis é rico em flavonoides, que são anti-inflamatórios que ajudam no combate aos sintomas de alergias.

Gravidez

A grande concentração do ácido fólico faz do brócolis um grande aliado na formação do bebê.

Recupera fibras musculares

O brócolis é uma grande aliado às pessoas que malham ou que sofreram alguma lesão muscular, pois a sua alta concentração de vitamina C auxilia a recuperação muscular após o treino, além de auxiliar na produção de novas células, ou seja, no crescimento dos músculos.

Como um alimento completo, o brócolis deve ter presença constante na dieta de todas as pessoas, sejam crianças, adultos, idosos ou gestantes. Muitas pessoas ingerem somente as folhas e flores do vegetal e, por isso, é importante lembrar que boa parte de seus nutrientes não se encontra apenas na flor. O talo do brócolis é riquíssimo em fibras e pode ser consumido normalmente em diversas formas, seja cozido, em sopas, saladas ou mesmo em uma bela farofa com talo do brócolis.

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