Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Aspirina pra que serve indicações efeitos colaterais

A aspirina é um medicamento que contem em sua fórmula como substância ativa o ácido acetilsalicílico. Essa substância é um anti-inflamatório que causa alívio a dor e abaixa a febre tanto em adultos quanto em crianças.

Esse remédio faz parte do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides que é o mesmo grupo de outros medicamentos famosos como o diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno e cetoprofeno. Mas apesar de ter efeito comprovado e benéficos ao paciente, ele também pode apresentar alguns efeitos colaterais particulares que o tornam diferente do restante dos demais anti-inflamatórios.

Aspirina pra que serve indicações efeitos colaterais

Ela pode ser comercializada tendo outros componentes associados e em diversas dosagens, mas todos eles apresentam como princípio ativo o ácido acetilsalicílico que age como um anti-inflamatório e antitérmico. Também inibe que substâncias mensageiras da dor se formem em excesso o que reduz a sensibilidade a dor. No entanto, esse remédio somente pode ser usado com prescrição médica, pois ele pode aumentar os riscos de ter sangramento.

A aspirina apresenta uma particularidade bem interessante: dependendo da dose que é usada, os efeitos que provoca são completamente diferentes. Uma dose a partir de 500 mg causa efeitos anti-inflamatório, analgésico e antipirético. Quando é usado em doses mais baixas como 100 mg ou 200 mg ele apenas causa um efeito de inibição da ação das plaquetas no sangue.

Para que serve

A aspirina é muito utilizada para reduzir uma inflamação ou febre que o paciente apresente e tratar a dor. Algumas vezes ela também é usada para tratar ou prevenir os ataques do coração, os derrames e as dores no peito. Outro caso que ela pode ser usada é para as doenças cardiovasculares, mas é preciso que o médico faça uma supervisão.

Indicações

Esse medicamento é indicado no alívio das dores que tenham uma intensidade de leve a moderada como uma dor de dente, dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular, dor menstrual, dor nas costas, dor nas articulações, dor da artrite. A aspirina causa alívio da febre e dor em casos de gripes ou resfriados.

Além do mais, ela também pode ser usada para inibir a agregação plaquetária. Isso evita que trombos se formem em decorrência de complicações cardíacas. É por isso que em certos casos o cardiologista pode receitar que o paciente tome de 100 mg a 300 mg de aspirina ao dia ou a cada 3 dias.

Aspirina pra que serve indicações efeitos colaterais

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que a aspirina pode causar inclui dor gastrointestinal e abdominal, náuseas, má digestão, coceira na pele, vermelhidão, rinite, inchaço, tonturas, congestão nasal, hematomas, tempo prolongado de sangramento, tonturas e sangramento pelas gengivas, região intima e pelo nariz.

Contraindicações

Alguns pacientes não podem tomar esse medicamento como é o caso dos que apresentam hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico, salicilatos ou outro componente do remédio, pacientes que possuem tendência para sangrar, ulceras no intestino ou estômago, crise de asma que seja induzida por causa da administração de saliciliatos ou substâncias semelhantes, insuficiência hepática e renal grave, insuficiência cardíaca grave enquanto tiver fazer o tratamento com metotrexato em doses que sejam iguais ou superiores a 15 mg na semana e ultimo trimestre de gravidez.

É preciso que o médico seja consultados antes de começar a usar a aspirina caso a mulher esteja grávida ou suspeitando que está, pacientes que são hipersensíveis a analgésicos, antirreumáticos ou anti-inflamatórios, que tenha histórico de ulcera no intestino ou estômago, histórico de sangramentos gastrointestinal, problemas nos rins, fígado ou coração, doenças respiratórias e se tiver tomando anticoagulante.

Como a aspirina inibe a função das plaquetas esse medicamento se torna contraindicado para as pessoas que estão com dengue ou qualquer outra doença que promova uma baixa nas plaquetas como é o caso da púrpura trombocitopênica idiopática, por exemplo.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.