Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Frutas

Benefícios do abacaxi para a saúde

O abacaxi é a única fruta da família das bromélias que produz frutos comestíveis e é extremamente popular no Brasil. Sua origem remonta ao Brasil e Paraguai, porém, nos séculos XV e XVI, foi levada à Europa e espalhou-se pelo mundo. Hoje, Havaí é o maior produtor de abacaxi do mundo, juntamente com Brasil, Filipinas e Costa Rica. Por ser uma fruta de casca dura e espinhos, sua dificuldade de descascar deu origem ao termo “descascar o abacaxi” para revolver situações problemáticas. Conheça nesse artigo tudo sobre o abacaxi e seus benefícios à saúde.

Abacaxi contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais, tais como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina B, Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro e sódio.

O abacaxi é uma fruta ácida de sabor extremamente marcante e refrescante. É uma ótima opção de sobremesa em dias quentes e também é bastante usada na combinação com pratos sagados, como frangos e carnes. O abacaxi assado também é uma grande pedida em churrascos. Uma das versões mais comuns é o suco de abacaxi, mas também pode ser usado em doces, como geleias e saladas de frutas.

 

Quais são os nutrientes do abacaxi?

O abacaxi é uma fruta rica em água e vitaminas, além de sais minerais e fibras. Devido à presença de bromelina, o abacaxi é uma ótima fruta digestiva e, por isso, é bastante usada junto a alimentos pesados e para amaciar a carne. Uma poção de abacaxi contém uma quantidade muito baixa de calorias e, por isso, é muito usado em dietas de emagrecimento.

 Benefícios do abacaxi

Controle e perda de peso: O abacaxi é uma fruta de baixa densidade calórica e rica em fibras, que retarda a absorção de carboidratos pelo corpo e estimula os movimentos gastrointestinais. Além do mais, o abacaxi contém muita água que, quando combinado as fibras, traz uma sensação de saciedade maior,  diminuindo-, inclusive a vontade de comer doces. Se você estiver querendo diminuir o seu paladar por açúcar, comer abacaxi diariamente ajudará a sentir vontade de comê-lo.

Alívio de dores pós treino: A bromelina é uma enzima presente no abacaxi que, dentre todos os efeitos, é anti-inflamatória, sendo bastante útil para esportistas que sofrem inchaços, traumas ou alguma lesão muscular pós-treino, auxiliando inclusive o processo de recuperação muscular. A bromelina também tem efeito digestivo, ajudando a digestão de proteínas e aminoácidos e acelerando o processo de ganho muscular. Outro grande benefício do abacaxi nos treinos é a sua presença de potássio, que protege os músculos e coração contra fadiga e contração involuntária (câimbra).

Melhora a pele e cabelos: Por ser extremamente rico em vitamina C, comer abacaxi é excelente para a pele. Isso porque a vitamina estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, tão temidos por serem responsáveis pelo envelhecimento precoce. O abacaxi também possui ações antiacne e auxilia a cicatrização, porém, não se deve aplica-lo na região dos olhos, pois o abacaxi é ácido e pode causar irritação. Uma mistura de abacaxi e óleo de coco também pode ser excelente para eliminação de rachaduras nos lábios.

Previne a desidratação: O abacaxi é uma fruta riquíssima em água e, ao ser ingerido, juntamente com a vitamina C, favorece a hidratação do corpo. Por isso, comer abacaxi em tempos secos e muito quentes é uma ótima forma de se refrescar e manter-se hidratado.

Ajuda o fortalecimento dos ossos: Uma porção de 100g de abacaxi fornece até 70% de todo o manganês diário do corpo. Esse mineral é cofator de vários enzimas do corpo, sendo importante no desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, sendo especialmente importante para crianças e idosos. Além do mais, o manganês é importante na metabolização de carboidratos e lipídios, auxiliando na digestão, estimulação do metabolismo, controle e perda de peso.

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.