Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Benefícios do Iodo

O Iodo é um dos minerais mais importantes na síntese de diversos hormônios, especialmente aqueles ligados à Tireoide, que regulam diversas funções vitais do organismo, como ciclo de sono e vigília, temperatura corporal, metabolismo basal, crescimento físico, oxidação celular, metabolismo de lipídios, hidratos de carbono, proteínas, água e de outros minerais.

Ele também é importante no funcionamento do coração, fígado, rins e ovários. Por ser um dos minerais mais importantes e atuantes no organismo, seu consumo deve ser sempre observado para manter as funções do corpo bem reguladas e diversos problemas de saúde mais complexos, como depressões, podem ter agravantes na falta do nutriente.

Iodo

O Iodo sintetiza os hormônios Tirozina (T3) e Triodotironina (14), que atuam em todo o organismo. Conheça aqui tudo sobre o Iodo, suas funções, importância, principais fontes e os benefícios do Iodo para a saúde.

 

Onde encontrar Iodo?

O Iodo pode ser encontrado em diversas fontes alimentares e, por isso, é muito fácil de ser consumido no dia-a-dia. Algumas das principais fontes de Iodo são: sal iodado, camarão, algas, ostras, atum, bacalhau, caranguejo, salmão, agrião, aipo, leite de vaca, arenque, sardinha, alho, carne bovina e fígado, arroz e aveia.

 

Quais são os principais benefícios do Iodo?

Dentre os benefícios do iodo, os principais que podem ser listados são:

Crescimento: Como já mencionado, o Iodo é uma substância essencial para o funcionamento da tireoide, na síntese de diversos hormônios, inclusive o hormônio GH, que age no crescimento físico e neurológico. Por essa razão, seu consumo é importantíssimo especialmente para criança e adolescentes em fase de crescimento.

Desintoxicante: outro benefício importante do Iodo está na eliminação de toxinas no organismo, especialmente contra a intoxicação de alguns produtos químicos, como o mercúrio, chumbo e flúor, utilizado inclusive no tratamento de desintoxicação.

Metabolismo basal: Alguns dos principais hormônios sintetizados pelo Iodo atuam no metabolismo basal, dos lipídios, proteínas, hidratos de carbono, água e de alguns sais minerais, possibilitando o fornecimento de energia e nutrição para todo o corpo. O Iodo também age na manutenção da temperatura corporal em que, quanto maior for, mais ativado estará o metabolismo.

Saúde Mental: O iodo faz parte da manutenção de uma boa saúde mental, que vai desde a regulação de ciclos corporais, como o de sono e vigília até à manutenção do humor, sendo um dos nutrientes utilizados no tratamento de depressões, estresses e ansiedade generalizada. Além do mais, sua importância na síntese de nutrientes faz com que o Iodo atue na nutrição e oxigenação cerebral. No feto, a presença do Iodo previne o desenvolvimento de deficiências mentais.

Coração e outros órgãos: na síntese de hormônios da Tireoide, o Iodo é importante na regulação do ritmo cardíaco, pressão arterial e no funcionamento de diversos órgãos como o fígado, rins e ovários. Outra grande importância do Iodo é na manutenção da fertilidade masculina e feminina e na prevenção de câncer de próstata, mama, útero e ovários.

Iodo

Deficiência de Iodo

A deficiência de iodo pode ter efeitos devastadores na saúde de uma pessoa, pois comprometerá a produção de hormônios essenciais e o funcionamento de diversos órgãos. Muitas vezes, a sua falta está relacionada ao hipotireoidismo, que tem como sintomas principais uma depressão do humor, propensão à obesidade, diminuição do metabolismo basal, falta de energia, desregulação dos ciclos de sono e dos batimentos cardíacos, boca seca, propensão a diabetes, dentre outros.

A Falta de iodo também pode levar a um inchaço da glândula da tireóide, chamado por bócio endêmico, além de propensão a desenvolver uma deficiência mental, aumento da infertilidade e mortalidade infantil.

Em mulheres grávidas, a falta de iodo pode levar a parto prematuro, defeitos neurológicos, QI abaixo do normal, surdez e até aborto do feto.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.