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Frutas

Os 5 Benefícios do Maracujá Para a Saúde

O maracujá é uma das frutas mais produzidas e consumidas no Brasil, sendo bastante conhecida pelos seus poderes calmantes. Porém, para além do tranquilizante, essa fruta apresenta um complexo de vitaminas completíssimo, vários minerais e, é claro, muitos benefícios à saúde. Conheça nesse artigo tudo sobre o maracujá, seus usos e benefícios para a saúde.

 Como consumir maracujá?

Do maracujá, pode-se aproveitar tudo. A polpa, as sementes, a casca e as folhas e cada uma dessas partes possui benefícios próprios. Como é uma fruta muito azeda, dificilmente alguém conseguirá comê-lo diretamente e, para tal, a criatividade em pratos e apresentações do maracujá não tem limites. Para a sua polpa, a forma de consumo mais famosa é o suco de maracujá, que é delicioso e muito refrescante nos dias quentes, além de manter todos os poderes. Tomar diariamente suco de maracujá faz muito bem à saúde, pois, além de ajudar no controle do estresse, o suco do maracujá possui ação antioxidante e vários outros benefícios ao organismo.

Já com as folhas e casca, o chá de maracujá é outra opção deliciosa de consumo, que tem os mesmos efeitos do suco, porém, potencializados pela alta temperatura do chá. O chá de maracujá faz bem à saúde e serve para desintoxicar o corpo, melhorar o sistema imunológico e facilitar a digestão e é por conta desses benefícios que o maracujá é bastante utilizado em dietas de emagrecimento.

 Nutrientes do maracujá

As vitaminas do maracujá são do complexo B, além das vitaminas A e C. O maracujá também é rico em minerais, como ferro, fósforo, sódio e potássio, além de grandes concentrações de fibras. Além do suco e do chá, o maracujá pode ser encontrado em diversas formas, como em molhos, mousses, gelatinas e doces em geral.

Maracujá serve pra quê?

Conheça abaixo alguns dos principais benefícios do maracujá:

Protege o coração:

As fibras presentes no maracujá ajudam na redução do colesterol ruim do corpo e estimula o aumento do colesterol bom. Dessa maneira, evita-se o congestionamento de gordura nas veias e artérias, principalmente do coração, protegendo a sua saúde e evitando problemas como AVC e Infartos.

Previne o câncer:

consumir maracujá faz bem à saúde pois sua grande concentração de vitaminas A, B e C combatem os radicais livres, inibindo, por sua vez, o crescimento de células cancerígenas. Além do mais, sua ação anti-inflamatória e antioxidante estimula o sistema imunológico e age contra infecções por vírus e bactérias.

Ajuda na digestão:

por ser riquíssimo em fibras solúveis, o maracujá auxilia o processo de digestão dos alimentos e as vitaminas aumentam a capacidade do organismo de absorver nutrientes. Por conta desse poder de digestão, o maracujá serve para acompanhar e amaciar carnes.

Melhora a qualidade do sono:

Talvez esse seja o maior poder do maracujá. Suas concentrações de flavonoides e alcaloides agem como tranquilizantes do organismo, melhorando a qualidade do sono profundo, além de apresentar também poderes analgésicos.

Emagrecimento:

O maracujá possui algumas propriedades emagrecedoras, como a pectina, que funciona como um gel no estômago, causando sensação de saciedade e transporta as gorduras do organismo para serem eliminadas nas fezes, em vez de absorvidas. A pectina pode ser encontrada principalmente na casca do maracujá, que pode ser consumida em forma de farinha ou até mesmo no chá.

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