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Benefícios do ovo para a saúde

Os ovos de galinha são um dos poucos alimentos que possuem proteínas completas e não necessariamente são carne de animal, em proporções adequadas a todos os nove aminoácidos que o nosso organismo necessita e é justamente por esse alto ter proteico que o ovo é um dos alimentos de maior sucesso em dietas de quem deseja ganhar massa muscular.

O conteúdo do ovo é dividido em duas partes: a clara e a gema, cada uma com sabores próprios, que podem ser consumidas separadamente ou juntas e ricas em diversos nutrientes. Muitas pessoas temes o consumo de ovos de galinha pelo fato de eles terem alto teor de colesterol nas gemas, mas é importante esclarecer que, não necessariamente eles aumentam o colesterol ruim do corpo, a depender de como você os come. Confira abaixo tudo sobre ovos de galinhas e seus inúmeros benefícios à saúde.

Como consumir ovos?

Nos ovos podem ser ingeridos de várias maneiras. As mais comuns são os ovos fritos e ovos cozidos. Ingerir ovos cozidos faz bem à saúde. Também é comum utilizar ovos para empanar alimentos, juntamente com a farinha de rosca ou para dar liga em massas, como bolos, biscoitos, macarrão, etc.

No geral, o ovo é um alimento muito versátil, sendo um ingrediente base para praticamente todos os tipos de alimentos, seja no café da manhã, em sobremesas ou pratos principais. Algumas pessoas ainda comem ovos crus, batidos com leite, as famosas “gemadas”.

A casca de ovos é altamente nutritiva e muito comum de se encontrar completamente triturada, em forma de farinha.

Nutrientes dos ovos

Além de serem extremamente saborosos, os ovos são alimentos ricos em diversos nutrientes. O principal deles é a proteína, essencial para a formação de músculos e tecidos. Ovos também são ricos em colágeno e, por isso, compõem cremes e máscaras de beleza. As vitaminas dos ovos são as A, B12, D e E, excelentes antioxidantes, além de ácido fólico, selênio, colina e outros nutrientes.

Benefícios do ovo de galinha

Proteção aos olhos: comer um ovo por dia pode prevenir a degeneração ocular por conta da concentração de carotenoides, como luteína e zeaxantina, importantes para a formação e proteção dos olhos. Além dos carotenoides, a concentração de vitamina A dos ovos diminui a degeneração desses órgãos. Alguns estudos, inclusive, indicam que a ingestão diária de ovos pode reduzir o risco de se desenvolver cataratas.

Prevenção de coágulos: por conter gorduras, os ovos ganharam má fama por pessoas acreditarem que eles elevariam os níveis de colesterol ruim no corpo, porém, até hoje não há nenhum estudo que faça esse tipo de ligação. Ao contrário, o consumo diário de ovos pode impedir a coagulação sanguínea, melhorando a circulação. O que pode fazer mal é a ingestão frequente de ovos fritos, pois, como toda fritura, o excesso pode causar o aumento do colesterol.

Ajudam na gravidez: Os ovos são ricos em dois nutrientes importantíssimos para a gravidez: proteínas e ácido fólico que são responsáveis por uma formação saudável do feto.

Bom para os ossos: a casca do ovo contém quantidades imensas de cálcio, sendo excelente para se consumir no combate a problemas ósseos, como artrite e artrose.

Ovo faz mal?

Não há nenhum estudo que comprove uma ligação entre os ovos e o aumento do colesterol. Um ovo contém cerca de 5g de lipídios, porém apenas 1,5g é de gorduras trans. Por isso, mesmo não fazendo mal, pessoas com problemas cardíacos devem consumir ovos de duas a três vezes por semana, e não diariamente. Qualquer pessoa deve evitar comer ovos fritos (incluindo ovos mexidos) em excesso, pois a fritura sim, faz mal à saúde.

Costumamos jogar no lixo a casca dos ovos, porém, elas concentram algo teor de cálcio. É importante consumi-las também, porém totalmente trituradas ou poderão causar algum ferimento no esôfago e no sistema digestivo.

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