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Dicas de Saúde

Creatina – Para que serve, Indicações, Efeitos Colaterais

A creatina é uma substancia que o próprio corpo produz. Esta substancia é o que nos dá energia no dia a dia e ajuda no ganho de massa muscular. Além disso, podemos encontrar em alimentos como peixes, carnes vermelhas e, inclusive, nos suplementos.

A maioria das pessoas que consomem suplementos à base de creatina é porque frequentam academias ou são atletas e precisam aumentar seu rendimento nos treinos e diminuir o cansaço.

O meio de aumentar o nível de creatina no corpo são dos mais variados, porém se utiliza mais os suplementos, eles podem ser encontrados em farmácias, lojas do seguimento fitness e até mesmo pela internet.

INDICAÇÕES

O corpo produz creatina, porém, este não é um nutriente importante para nosso organismo. Sua sintetização ocorre nos órgãos do fígado e rins.

Porém, tem pessoas que precisam aumentar o nível dessa substancia e acabam apelando para os suplementos. Mas é preciso saber as indicações do produto, antes de iniciar o consumo, veja abaixo:

Creatina

  • Musculação,
  • Modalidades de luta (tais como o jiujitsu ou muay thai),
  • Levantamento de peso,
  • Modalidades coletivas (tais como o futebol, por exemplo).

Ou seja, a creatina é muito indicada para pessoas que fazem exercícios físicos e práticas esportivas com frequência.

CONTRAINDICAÇÕES

Mais à frente serão apresentadas as vantagens da creatina, antes disso, é preciso conhecer as contraindicações:

  1. Pessoas que são alérgicas,
  2. Pessoas que estão com a função renal comprometida,
  3. Pessoas desidratadas,
  4. Crianças e adolescentes,
  5. Gestantes e lactantes, e
  6. Pessoas que estão em uso de diuréticos.

Dessa forma, o ideal é que o consumidor dos suplementos com a fórmula de creatina busquem sempre orientações de um profissional.

COMO FUNCIONA E VANTAGENS

O uso de creatina para melhorar o condicionamento físico durante uma atividade tem pouco tempo de uso, isto é, foram nos últimos anos que ocorreu investimento nesta substancia.

A creatina atua direto nas células, conhecidas como células satélites. Elas ficam em torno do músculo e são as responsáveis pelo crescimento das células musculares. Além disso, a creatina em contato com a corrente sanguínea irá potencializar a produção de energia para o corpo.

Mas não é apenas isso, existem outros benefícios que a creatina promove, para além dos citados acima:

  • Em pessoas idosas, a creatina irá preservar a massa muscular,
  • Prevenção para doença de Parkinson,
  • Prevenção ao Alzheimer,
  • Para quem possui insuficiência cardíaca,
  • Previne a doença de Huntington.
  • Pessoas com atrofia giratória da coroide e retina.

SUPLEMENTAÇÃO CORRETA – COMO USAR

No início, é recomendado o uso de 0,3 g/kg, nos três primeiros dias, principalmente por aqueles que desejam aumentar a massa muscular. Depois pode aumentar para 3-5 g. Mas pode variar de acordo com o objetivo do consumo, procure um médico e espere suas orientações de como usar.

Creatina

EFEITOS COLATERAIS

Os efeitos colaterais ocorrem em pessoas que tomaram o suplemento de forma excessiva ou até mesmo errada:

  • Pode impedir o crescimento das células – efeito citotóxico,
  • Disfunção renal,
  • Alterações hepáticas.
  • Náuseas,
  • Diarreia,
  • Dores no estômago, e
  • Problemas no coração.
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