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Farinha de banana verde Emagrece!

A Banana Verde é um alimento saudável e benéfico à saúde. Você conhece a Farinha de banana verde? Saiba tudo sobre este alimento!

Farinha de banana verde

amido-resistente

A farinha de banana verde é o pó da própria fruta ainda verde, como diz o próprio nome. Já vem se tornando comum o uso da banana verde para várias finalidades. Muitas pessoas, desde anos atrás já utilizavam a banana verde para consumo em sua culinária:

  • Banana verde  frita
  • Banana verde cozida
  • Sopa de banana verde

Você nunca ouviu falar disto? Então chegou a hora de você saber um pouco mais sobre esta deliciosa e saudável opção, a Farinha de banana verde para emagrecer e reduzir os ricos de diabetes. Quer saber mais? Continue esta leitura até o fim.

Uma das propriedades mais ricas que tem a banana verde é o amido resistente, que é digerido diretamente no intestino e não no estômago. Dentre os benefícios que ele traz ao nosso corpo estão:      

  • Potencializar e melhorar o sistema imunológico;
  • Melhorar o funcionamento intestinal;
  • Melhor digestão;
  • Melhora os níveis glicêmicos

Comparada a fruta do mesmo tipo verde e madura, há diferença em seus nutrientes. A banana verde é menos calórica que a banana normal, ela não tem gordura, menos carboidratos e mais fibras. Em média, de 53 até 93% do amido da banana verde, é o amido resistente, ou seja, o amido saudável, que proporciona benefícios principalmente ao nosso sistema digestivo.

biomassa-de-farinha-de-banana

Por ser digerido no intestino, o amido resistente não se converte em glicose e apresenta menos sacarose. Estas características fazem com que a biomassa da banana verde seja um alimento favorável ao emagrecimento. Por não ter gorduras, você pode consumir a banana verde e outro alimento e sentirá saciado mais rapidamente.

Não se sabe com precisão, a quantidade certa de aminoácido triptofano que tem a bana verde. Este aminoácido é o principal responsável pela produção da serotonina, que proporciona a sensação de bem-estar.

A banana verde, além do amido resistente é rica em fibras que beneficiam o funcionamento intestinal e segundo especialistas duas colheres de sopa (média de 30g) da farinha garante o consumo de 2,66 gramas de fibra (10% da quantidade que você deve consumir diariamente).

Confira o valor medio de nutrientes que tem uma porção da farinha de banana:

farinha-de-banana
  • Fósforo – 8%
  • Ferro – 6%
  • Cálcio – 5%
  • Magnésio – 3%
  • Proteína – 1%
  • Manganês –  2%
  • Carboidrato – 7%
  • Fibra – 10%

Quais são os benefícios da Banana verde?

farinha-de-banana-verde
  • Reduz a produção de insulina – A insulina é o hormônio responsável por colocar o açúcar dentro das células. Quanto maior a quantidade desse hormônio, maiores as possibilidades do aumento glicêmico. Uma vez que a digestão do amido resistente acontece já no intestino, a glicose não será absorvida e as chances de controle dos níveis glicêmicos acabam sendo maiores. A produção de insulina em excesso faz com que o organismo adquira tolerância e essa tolerância em evolução pode resultar em um quadro de diabetes. Além disto, a presença de insulina em altas proporções resulta no acúmulo de gorduras no tecido adiposo, o que pode aumentar a massa gorda.
  • Funcionamento intestinal – Assim como as fibras, o Amido resistente é digerido no intestino delgado. Isso favorece o processo de fermentação na região do cólon, auxiliando na ação das bactérias boas do nosso organismo na flora intestinal. A absorção dos nutrientes que nosso corpo necessita acontece de forma correta.
  • Previne constipações – Devido à presença de fibras, o desempenho intestinal funcionando bem, diminuem os riscos de constipações. É importante ao consumir a farinha de banana verde, você ingerir bastante líquido.
  • Aumenta a imunidade – 60% das imunoglobinas são produzidas em nosso intestino. Elas funcionam como células de defesa do nosso corpo e cada vez que não funcionam bem, menos protegido fica o nosso corpo, que se propicia mais a enfermidades porque as bactérias conseguem se deslocar para a corrente sanguínea, aumentando as chances de infecções. Segundo estudos realizados, a farinha da banana verde evita este tipo de problema.
  • Controle do colesterol­ – Da mesma maneira que a farinha de banana verde diminui a absorção da glicose na corrente sanguínea, ela também faz com o colesterol. O resultado é a diminuição do LDL (Colesterol ruim) no organismo e a nossa saúde é beneficiada grandemente. O Colesterol ruim é o principal responsável pelo acúmulo de gorduras nas artérias, o que pode resultar em sérios problemas como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC.

Que quantidade consumir diariamente?

Indica-se o consumo máximo diário entre 25 a 30% (o equivalente à duas colheres de sopa)

Como consumir?        

como-consumir-farinha-de-banana

A farinha de banana pode ser administrada de diversas formas. Você pode misturá-la em sucos, vitaminas, em frutas, sopas na própria comida. Ela pode ser usada também para fazer bolos, doces e tortas.

Comparada a outros alimentos, a farinha de banana vem sendo campeã em alguns resultados. Por exemplo comparada a uma fatia de pão integral, a farinha de banana tem 18 vezes mais amido resistente. Ela tem 6 vezes mais amido resistente que alimentos como a ervilha.

Riscos e contraindicações

Não havendo nenhuma resistência ou alergia a algum componente da banana, não há contraindicações no consumo. Contudo, é um alimento forte e não deve ser consumido em excesso.

Excesso de peso e acúmulo de gorduras é o resultado do consumo exagerado da farinha de banana verde.

Você deve tomar bastante liquido sempre que consome fibras e neste caso não é diferente.

Onde encontrar a Farinha de banana verde

onde-encontrar-farinha-de-banana

A farinha da banana verde pode ser comprada ou você pode fazer em casa mesmo, e eu vou te ensinar como fazer isso. Em casas de produtos naturais e até em supermercados é possível encontrar o produto com facilidade, você apenas deve se cuidar para comprar o produto que tenha reconhecimento e garantia de qualidade.

Para fazer a farinha de banana verde você mesmo é muito simples. A vantagem é ter uma farinha saudável e livre de conservantes. Pode ser utilizado, qualquer tipo de banana mas a preferência tem sido a banana prata.

Você deve escaldar a banana verde com casca em água fervente por aproximadamente 2 minutos. Feito isto, retire a água, descasque e corte em tiras finas as bananas. Leve-as ao forno em uma forma antiaderente e deixe aí até que sequem completamente a ponto de quebrar. Quando chegar a este ponto você bate no liquidificador até que vire a farinha que você esperava. Peneire, retire o excesso e guarde em um frasco fechado em um lugar seco.

Tendo em mãos a sua farinha de banana verde, use a criatividade e  faça deliciosas e saudáveis receitas.

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