Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Biblioteca de Nutrientes

O que é Fluoreto?

O Fluoreto, ou Fluor, como é mais conhecido, é um mineral importante na prevenção da cárie dentária, uma vez que ajuda a endurecer o esmalte dos dentes. Sua importância para a saúde óssea se dá pelo fato de o flúor estimular a formação de novo osso ao longo da vida, evitando que ele perca a sua densidade e resistência e é justamente por isso que ele é tão utilizado em tratamentos dentários e produtos de higiene bucal. Além de seus efeitos nos dentes, o Fluor também auxilia no endurecimento dos outros ossos do organismo, prevenindo o desenvolvimento de osteoporose.

Existe atualmente uma grande discussão a respeito d uso do flúor e seus possíveis danos à saúde geral, pois, apesar dos grandes benefícios oferecidos, a exposição excessiva do corpo ao fluoreto, pode trazer prejuízos, sendo necessário um controle sobre as quantidades de flúor consumidas. Conheça abaixo tudo sobre o flúor, suas principais fontes e benefícios para a saúde.

Fluoreto

Onde encontrar Fluoreto?

Dificilmente o Fluoreto é encontrado em alimentos. Ele pode ser encontrado em alguns peixes marinhos, apenas. Além da alimentação, as principais fontes de flúor podem ser na água fluoretada, bebidas e fórmulas feitos com essa água. As fontes mais comuns do Fluor são os cremes, pastas dentais e enxaguantes bucais que contém a substância a ser aplicada diretamente no esmalte dos dentes no momento da escovação.

Alguns produtos utilizados em consultório dentário contém flúor sendo a sua aplicação um dos procedimentos mais comuns em consultórios.

 

Quanto de flúor deve ser consumido?

Existe hoje uma discussão sobre os benefícios e riscos da utilização de água fluoretada nos sistemas de distribuição de água. Algumas cidades brasileiras, como São Paulo, já utilizam o flúor no tratamento da água, porém, se utilizado em grandes quantidades, pode trazer prejuízos à saúde.

Algumas pesquisas indicam que a quantidade de uma parte em um milhão de flúor na água é suficiente para trazer maior proteção aos ossos sem prejudicar a saúde das pessoas. Em crianças, o excesso de flúor pode levar a uma calcificação dos ossos em crescimento, causando dor e rigidez nas articulações. Alguns dos sintomas do excesso de flúor estão também no sistema digestivo, por enjoos, vômitos e dores abdominais.

Fluoreto

Benefícios do flúor para a saúde

Fortalecimento e proteção dos dentes: o principal benefício do flúor é oferecer um fortalecimento dos dentes e do esmalte dentário, podendo ser inclusive, aplicado diretamente na superfície do osso, em vez de ingerido. O flúor estimula o endurecimento do esmalte, tornando-o mais resistente, além de contribuir significativamente para um aumento da densidade óssea, estimulando a calcificação e a regeneração óssea.

Combate à osteoporose: Em pessoas idosas e mulheres na menopausa, que sofrem de perda da densidade óssea, o flúor pode ajudar a minimizar essas perdas, uma vez que ele estimula a calcificação. Para esses casos, a ingestão de flúor é prescrita por um médico, normalmente pela água fluoretada, na quantidade correta para não causar danos à saúde.

 

Deficiência do flúor

Um dos principais efeitos da deficiência do flúor é o enfraquecimento dos dentes, tornando-os mais susceptíveis a sofrerem danos de cáries ou fraturas. Por isso, em caso de dentes careados ou frágeis, a utilização de cremes dentais com suplementação de flúor é uma estratégia importante. Em crianças, pode causar um retardo no aparecimento e crescimento de dentes saudáveis. Os sintomas mais visíveis nos dentes são o aparecimento de caroços, buracos visíveis e dores de dente.

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.