Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Alimentos Saudaveis

O que são os Carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes formados basicamente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo os responsáveis pela liberação de glicose, fornecimento de energia para as células, sendo a primeira e mais rápida fonte de energia para o corpo. Por isso, os carboidratos são altamente importantes para o funcionamento geral do organismo, especialmente o cérebro, que necessita de glicose para funcionar.

 

Onde encontrar carboidratos?

É encontrado abundantemente em massas, especialmente em doces e frutas. Açúcares, massas brancas e produtos refinados contém carboidratos simples, enquanto que massas escuras e integrais são ricas em carboidratos complexos. Os carboidratos são de importância vital para o organismo, porém, deve-se tomar cuidado com o consumo em excesso, que significa um aumento de insulina no sangue, esta que será convertida em reservas de gordura, podendo causar alterações de humor e do sono, agitação, irritabilidade e, a longo prazo, obesidade e diabetes do tipo 2.

Carboidratos

Seu consumo deve ser controlado especialmente por pessoas diabéticas, uma vez que a metabolização dos carboidratos necessita de insulina. Nesse caso, recomenda-se o consumo de carboidratos complexos, de liberação mais constante, que evitará picos de hiperglicemia no organismo.

 

Carboidratos simples e complexos

Os carboidratos simples possuem uma estrutura menor em relação aos carboidratos complexos e por isso, a sua digestão acontece muito rapidamente, ainda mesmo na saliva. Isso significa que os carboidratos simples conseguem aumentar os níveis de glicose no sangue quase instantaneamente. Frutas, mel, açúcar e massas brancas são alguns dos principais exemplos de carboidratos simples.

Já os carboidratos complexos possuem uma estrutura molecular maior e são digeridos mais lentamente, levando a um aumento gradual da glicemia no sangue. Estão presentes principalmente nos alimentos integrais. Alguns exemplos de carboidratos complexos são batata doce, arroz integral e massas integrais.

 

Benefícios dos carboidratos

Fonte de energia rápida: A principal função dos carboidratos é fornecerem energia rapidamente ao corpo e, por isso, quando ingerido, é capaz de fornecer glicose na corrente sanguínea quase que instantaneamente, sendo excelente para a reposição de energia de esportistas.

Benefícios ao cérebro: se não houver glicose disponível na corrente sanguínea, o cérebro não funciona. Por isso, um dos primeiros sintomas da hipoglicemia é a tontura. Quando há a falta de carboidratos, o corpo começa a retirar energia das proteínas através da produção de corpos cetônicos. Esses corpos cetônicos levam a uma intoxicação do indivíduo, levando a sintomas como dores de cabeça, mau hálito, perda de massa muscular esquelética, insônia, alteração de humor, tremores e até desmaios.

Benefício aos músculos: A presença de carboidratos fornece ao corpo a energia necessária para o seu pleno funcionamento, sem a necessidade de utilizar energia proveniente das proteínas, isto é, dos tecidos musculares. Assim, as priteínas podem ser utilizadas para reparar e fortalecer os músculos, deixando-os mais fortes e definidos, podendo até mesmo aumentar.

Saciedade: os carboidratos complexos  são digeridos e absorvidos mais lentamente, e por isso, fornecem nutrição ao sangue (glicemia) por mais tempo, sem que o corpo sinta a necessidade de repor energia. Porém, esse benefício aplica-se somente aos carboidratos complexos e é justamente essa lentidão que faz deles os mais indicados para diabéticos e para pessoas que praticam atividades físicas.

Manutenção do humor e sensação de bem-estar: os carboidratos regulam a produção de serotonina, um dos neurotransmissores mais importantes para o humor e bem-estar. A falta de carboidratos, por sua vez, afeta a produção dessa substância, levando a alterações de humor e estresse.

 Carboidratos

Deficiência da carboidratos

A falta de carboidratos pode acontecer sempre que se fica por muitas horas sem alimentação e traz diversos sintomas ao organismo, como dores de cabeça, visão embaçada, mau hálito, cansaço, tontura, náuseas, nervosismo, fraqueza e tremores.

 

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.