Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Dicas de Saúde

Os 06 benefícios da cúrcuma para a saúde

A Cúrcuma, popularmente conhecida como Açafrão, é um tempero de coloração, aroma e sabor fortes, bastante utilizado no preparo de molhos de mostarda e o principal componente do Curry, uma especiaria indiana famosa em todo o mundo. Além de ser um tempero excepcional, a cúrcuma é comprovada cientificamente como uma especiaria de uso medicinal, pelos seus imensos efeitos na saúde, especialmente de sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória.

Conheça um pouco mais sobre a cúrcuma e os principais benefícios desse alimento para a saúde:

 benefícios da cúrcuma

Nutrientes da Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz, ou rizoma, bastante utilizado tanto na medicina indiana quanto chinesa tradicional. Seu sabor, levemente picante e amargo, lembra um pouco da laranja e o gengibre. Pode ser consumida tanto em sua raiz fresca quanto em forma de extrato, como geralmente se encontra nos temperos culinários. Além de ser uma grande especiaria, a cúrcuma possui também alto valor nutritivo, sendo uma excelente fonte de ferro, manganês e potássio. A principal vitamina encontrada no açafrão é a Vitamina B6. A ingestão recomendada de cúrcuma é de aproximadamente duas colheres de sopa por dia.

 

06 Benefícios da Cúrcuma

  1. Anti-Inflamatório: A cúrcuma é um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais já encontrados. Sua principal substância é a curcumina, que combate as inflamações em nível molecular e, por isso, ela age em vários estágios de uma inflamação. Sua ação anti-inflamatória é tão potente que um estudo publicado na revista americana Oncogene mostrou que a cúrcuma é mais potente do que a Aspirina e o Ibuprofeno, sendo um dos anti-inflamatórios mais eficazes do mundo, com ainda a grande vantagem de, ao contrário da grande maioria dos fármacos, a cúrcuma não provoca úlceras, mas protege o sistema digestivo.
  2. Anti-oxidante: A oxidação das células é um dos principais mecanismos que leva ao envelhecimento precoce, diminuição da produção de colágeno, surgimento de doenças, mutações e outros problemas que prejudicam o funcionamento das células. A cúrcuma, por sua vez, é também um potente antioxidante, que inibe a formação de radicais livres nas células assim como estimulando o funcionamento das mesmas.benefícios da cúrcuma para a saúde
  3. Proteção cardíaca: A cúrcuma atua também na prevenção do acúmulo de placas que podem causar obstruções nas artérias e levar a problemas cardíacos, como infartos e derrames. Seu poder antioxidante impede a oxidação do colesterol no sangue e, consequentemente, seu acúmulo no sistema circulatório.
  4. Reduz os níveis de colesterol no organismo: O mesmo benefício que faz a cúrcuma uma amiga do coração é o que auxilia a redução dos níveis de colesterol no organismo. Sabe-se hoje que o colesterol oxidado é a principal causa para o acúmulo de placas nas artérias e, ao impedir essa oxidação no sangue, a cúrcuma age também na proteção do sistema circulatório e na redução de placas já acumuladas nas artérias.
  5. Protege contra a doença de Alzheimer: a cúrcuma é capaz de estimular os níveis de BDNF no cérebro, uma espécie de hormônio do crescimento que age no cérebro, mantendo a sua atividade. Ao estimular a produção desse hormônio, a cúrcuma age retardando ou até revertendo doenças cerebrais degenerativas, como é o caso da doença de Alzheimer. Outro fator que a torna poderosa no combate a essa doença é a sua ação antioxidante que protege o cérebro contra lesões oxidativas.
  6. Combate ao câncer: Por ser uma poderosa antioxidante, a cúrcuma é excelente no combate a diversos tipos de câncer. Sua eficácia já foi comprovada em diversos estudos que apontaram a cúrcuma como um fator importante no combate ao câncer de intestino e na inibição de metástases, isto é, pequenos tumores que se espalham pelo corpo. Novos estudos ainda estão sendo desenvolvidos, porém alguns sugerem a eficácia da cúrcuma no tratamento de lesões no cólon que tem potencial para se tornar cancerosas.
Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.