Scroll Top

Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Os 06 benefícios da cúrcuma para a saúde

A Cúrcuma, popularmente conhecida como Açafrão, é um tempero de coloração, aroma e sabor fortes, bastante utilizado no preparo de molhos de mostarda e o principal componente do Curry, uma especiaria indiana famosa em todo o mundo. Além de ser um tempero excepcional, a cúrcuma é comprovada cientificamente como uma especiaria de uso medicinal, pelos seus imensos efeitos na saúde, especialmente de sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória.

Conheça um pouco mais sobre a cúrcuma e os principais benefícios desse alimento para a saúde:

 benefícios da cúrcuma

Nutrientes da Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz, ou rizoma, bastante utilizado tanto na medicina indiana quanto chinesa tradicional. Seu sabor, levemente picante e amargo, lembra um pouco da laranja e o gengibre. Pode ser consumida tanto em sua raiz fresca quanto em forma de extrato, como geralmente se encontra nos temperos culinários. Além de ser uma grande especiaria, a cúrcuma possui também alto valor nutritivo, sendo uma excelente fonte de ferro, manganês e potássio. A principal vitamina encontrada no açafrão é a Vitamina B6. A ingestão recomendada de cúrcuma é de aproximadamente duas colheres de sopa por dia.

 

06 Benefícios da Cúrcuma

  1. Anti-Inflamatório: A cúrcuma é um dos mais poderosos anti-inflamatórios naturais já encontrados. Sua principal substância é a curcumina, que combate as inflamações em nível molecular e, por isso, ela age em vários estágios de uma inflamação. Sua ação anti-inflamatória é tão potente que um estudo publicado na revista americana Oncogene mostrou que a cúrcuma é mais potente do que a Aspirina e o Ibuprofeno, sendo um dos anti-inflamatórios mais eficazes do mundo, com ainda a grande vantagem de, ao contrário da grande maioria dos fármacos, a cúrcuma não provoca úlceras, mas protege o sistema digestivo.
  2. Anti-oxidante: A oxidação das células é um dos principais mecanismos que leva ao envelhecimento precoce, diminuição da produção de colágeno, surgimento de doenças, mutações e outros problemas que prejudicam o funcionamento das células. A cúrcuma, por sua vez, é também um potente antioxidante, que inibe a formação de radicais livres nas células assim como estimulando o funcionamento das mesmas.benefícios da cúrcuma para a saúde
  3. Proteção cardíaca: A cúrcuma atua também na prevenção do acúmulo de placas que podem causar obstruções nas artérias e levar a problemas cardíacos, como infartos e derrames. Seu poder antioxidante impede a oxidação do colesterol no sangue e, consequentemente, seu acúmulo no sistema circulatório.
  4. Reduz os níveis de colesterol no organismo: O mesmo benefício que faz a cúrcuma uma amiga do coração é o que auxilia a redução dos níveis de colesterol no organismo. Sabe-se hoje que o colesterol oxidado é a principal causa para o acúmulo de placas nas artérias e, ao impedir essa oxidação no sangue, a cúrcuma age também na proteção do sistema circulatório e na redução de placas já acumuladas nas artérias.
  5. Protege contra a doença de Alzheimer: a cúrcuma é capaz de estimular os níveis de BDNF no cérebro, uma espécie de hormônio do crescimento que age no cérebro, mantendo a sua atividade. Ao estimular a produção desse hormônio, a cúrcuma age retardando ou até revertendo doenças cerebrais degenerativas, como é o caso da doença de Alzheimer. Outro fator que a torna poderosa no combate a essa doença é a sua ação antioxidante que protege o cérebro contra lesões oxidativas.
  6. Combate ao câncer: Por ser uma poderosa antioxidante, a cúrcuma é excelente no combate a diversos tipos de câncer. Sua eficácia já foi comprovada em diversos estudos que apontaram a cúrcuma como um fator importante no combate ao câncer de intestino e na inibição de metástases, isto é, pequenos tumores que se espalham pelo corpo. Novos estudos ainda estão sendo desenvolvidos, porém alguns sugerem a eficácia da cúrcuma no tratamento de lesões no cólon que tem potencial para se tornar cancerosas.

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.