Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Cantora Thaeme recorre a alternativa natural para acelerar a queima de gorduras

Beneficios dos Nutrientes Dicas de Saúde

Os 5 Benefícios da Vitamina A

A Vitamina A é uma vitamina lipossolúvel encontrada tanto em alimentos de origem animal, quanto de origem vegetal. É uma das vitaminas mais importantes, pois sua ação abrange todos os sistemas do corpo, atuando na proteção de órgãos, fornecimento de energia, estimulação do sistema imunológico, desenvolvimento de tecidos e ossos, etc. é mais conhecida pelos seus benefícios na formação e proteção da pele e olhos.

Vitamina A

Onde encontrar vitamina A?

Nos animais, a vitamina A é encontrada sob a forma de retinóides e, nos vegetais, aparece através dos carotenoides. Ela também pode ser encontrada no próprio organismo humano em três formas, que são: retinol, retinal e o ácido retinóico.

Nos alimentos de origem animal, a vitamina A é encontrada principalmente nas vísceras, como o fígado, gemas de ovos, leite integral e derivados, como a manteiga e o queijo. Já nos alimentos vegetais, ela pode ser encontrada em uma diversidade de alimentos comuns na culinária brasileira, como: manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, milho (amarelo), batata doce (amarela), abóbora (madura), moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião. Há dois óleos que são muito ricos em pró-vitamina A: o dendê e o buriti. Os vegetais compõem cerca de 68% de vitamina A de uma dieta.

 

Benefícios da vitamina A

Ação antioxidante: a vitamina A é uma das mais poderosas em efeitos antioxidante, principalmente quando combinada com a vitamina C e o selênio. Seus efeitos evitam a formação de radicais livres, combatendo diversas doenças advindas da mutação celular ou do envelhecimento precoce, como arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros. Essa ação também é ótima para os cabelos, evitando o seu branqueamento prematuro.

Combate infecções: A vitamina A atua como uma barreira para as infecções de pele e mucosas, como vias respiratórias, aparelho digestivo e trato urinário. Além de combater a proliferação de infecções, sua ação antioxidante estimula a produção de linfócitos, fortalecendo ainda o sistema imunológico. Por isso, a vitamina A é excelente no combate a infecções de garganta, problemas respiratórios, como asma e bronquite, conjuntivite, etc.

Protege a pele: além de proteger a superfície da pele contra infecções, a vitamina A tem papel importante na cicatrização e no reparo aos danos causados pelos raios solares, uma vez que ela contribui para a produção de colágeno. Ela também é eficaz para prevenir e tratar câncer de pele.

Contribui para o crescimento: A vitamina A também trabalha na regulação do hormônio GH, responsável pelo crescimento da pessoa. Ela também é importante na proliferação de divisão celular, por isso, é especialmente necessária para crianças.

Protege os olhos: além da pele, a vitamina A também contribui para a proteção da córnea contra infecções e reparação desta pelos dados causados pelo sol. A baixa ingestão de vitamina A faz com que pessoas tenham dificuldades de enxergar em locais com baixa luminosidade. Sua ação antioxidante previne também contra alterações oculares, como doenças provenientes da idade.

Vitamina A

Deficiência de vitamina A

A deficiência desse nutriente pode levar a sérios quadros de doenças, iniciando-se pelo enfraquecimento do sistema imunológico e a diminuição da proteção do corpo contra infecções e inflamações. Isso significa diarreia e infecções respiratórias, endurecimento das membranas mucosas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário, redução do olfato e do paladar, ressecamento da esclera (parte branca dos olhos) e da córnea, inflamação da pele (dermatite) e estresse.

Na visão, a deficiência de vitamina A pode provocar demora na resposta ocular e até mesmo cegueira noturna. Em crianças, sua falta pode prejudicar o ritmo normal de crescimento e risco de cegueira irreversível, além de aumentar o risco de mortalidade em crianças mais novas.

 

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.