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Alimentos Saudaveis

Os 6 Benefícios do Atum para Saúde

O atum é um peixe extremamente nutritivo, altamente rico em proteínas de qualidade além de ser uma ótima fonte de ômega-3. Possui diversos outros nutrientes muito importantes para se manter uma vida saudável, como ferro, potássio, vitaminas (B3, B6 e B12) entre outros.

Seguem 6 benefícios para saúde com o consumo do atum:

Benefícios do Atum para Saúde

  1. Saúde cardiovascular

Presentes no atum, os ácidos graxos do tipo ômega-3 são responsáveis por diversos benefícios para um coração saudável, auxiliando no sistema cardiovascular, na manutenção dos batimentos cardíacos ritmados e regulares além de favorecer o bom colesterol. Ao manter os batimentos regulares, o ômega-3 presente no atum reduz consideravelmente o risco de arritmias cardíacas, auxiliando assim na redução dos riscos de morte súbita.

Os altos índices de ômega-3 disponíveis no atum auxiliam também na redução dos triglicerídeos, mais uma vez ajudando na prevenção de doença cardiovascular. Sabe-se que níveis altos de triglicerídeos estão fortemente associados ao surgimento de doenças cardíacas. Contribui ainda para o controle da pressão arterial, prevenindo assim o surgimento de hipertensão.

  1. Prevenção do câncer 

Através de estudos foi possível mostrar que o atum pode prevenir alguns tipos de câncer, como nos ovários e órgãos que compõem o aparelho digestivo. Foi comprovado ainda que o consumo de peixes que contenham ômega-3, como o atum, auxilia na proteção da mulher contra o câncer de mama e diminui o risco do surgimento de leucemia. Outra informação importante é que incluir peixes gordos na dieta protege ainda contra o câncer de rim.Benefícios do Atum

  1. Cérebro saudável 

Mais uma vez os ácidos graxos do tipo ômega-3, presentes no atum, trazem benefícios para a nossa saúde. São capazes de promover uma boa circulação sanguínea no cérebro, auxiliando de forma positiva para se manter um cérebro mais saudável e assim diminuir os impactos causados por doenças degenerativas.

Por ser rico em niacina, o atum auxilia ainda na redução do atraso mental ocasionado pelo avanço da idade e o surgimento do Mal de Alzheimer. Pesquisas mostraram que o consumo de niacina em abundância pode reduzir em até 70% o desenvolvimento do Alzheimer.

  1. Bom Humor 

Uma pessoa com uma dieta rica em atum pode melhorar consideravelmente o seu humor além de reduzir o stress. O ácido graxo EPA, presente no ômega-3, melhora o fluxo sanguíneo, afetando de forma positiva o sistema imunológico e hormonal. Já o ácido graxo DHA, também presente no ômega-3, auxilia nas atividades cerebrais, ajudando a prevenir e tratar a depressão. 

  1. Controle de diabetes

O consumo do atum é benéfico também para quem sofre de diabetes, por conter alto teor da gordura ômega-3. Pesquisas mostram que mesmo sendo gorduras que favorecem o ganho de peso, as do tipo ômega-3 encontradas no atum auxiliam na redução das chances desses diabéticos se tornarem obesos além de obterem melhor aceitação à insulina.

  1. Perda de peso

 Podemos considerar o atum também no auxilio para perda de peso. Seu alto teor de proteínas faz com o que atum ajude a manter a saciedade por mais tempo, algo muito importante para o controle do apetite. Outro benefício é devido à presença do ômega-3, do tipo EPA, que favorece a liberação da leptina, hormônio que proporciona a redução da fome.

Outro ponto positivo é o fato de o atum possuir um baixo índice glicêmico, sendo assim um alimento de digestão lenta, garantindo com que não haja picos de açúcar no sangue, algo que é responsável pelo aumento repentino do apetite.

Apesar dos inúmeros benefícios, o atum deve ser consumido com frequência, mas com cautela. O consumo excessivo pode causar variados danos à saúde, isso por causa da presença do mercúrio na composição do peixe. Mulheres grávidas, principalmente, devem buscar orientação médica sobre a quantidade que pode ser consumida durante a gestação. Para os demais, pequenas doses por semana são suficientes para se obter todos os benefícios que o atum oferece.

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