Paracetamol – Bula, Para que Serve, Indicações. Funciona?
O Paracetamol é um medicamento muito utilizado por pessoas que frequentemente sentem dores. Essas dores podem acometer diferentes áreas do corpo, pode ser uma dor de cabeça, nos dentes, muscular, entre outras.
O Paracetamol serve como um medicamento que alivia os sintomas provocados pela dor, que normalmente estão relacionados ao desconforto e a impossibilidade de executar suas tarefas diárias da melhor forma.
Pois bem, antes de dar as informações que contém na bula, mas de maneira mais resumida, é interessante ressaltar que o Paracetamol está classificado como um antitérmico e analgésico. Além disso seu surgimento se deu em 1893, e o seu uso permanece até os dias atuais.
Conteúdo da Página
PARA QUE SERVE O PARACETAMOL
Abaixo temos uma lista com as principais dores as quais relacionamos ao uso de Paracetamol, normalmente quando o médico se depara com um desses sintomas, o medicamento mais indicado é o paracetamol:
- As conhecidas cefaleias, ou popularmente dizendo: dores de cabeça,
- Pessoas que sentem dores nos dentes,
- Dores que surgem na musculatura,
- Dores na região da costa,
- Dores relacionadas ao período de cólicas menstruais,
- Dores associadas aos sintoma de resfriados e/ou gripes,
- Dores que podem ser de nível leve ao moderado,
- Dores causadas pelas artrites, e até mesmo
O medicamento irá atuar diretamente no SNC – Sistema Nervoso Central – fazendo com que as dores e a febre sejam reduzidas e até mesmo eliminadas do paciente. Sua ingestão deve ser feita de pois das refeições, os efeitos começam a aparecer depois de 15 a 30 minutos e podem durar de 4 a 6 horas.
CONTRAINDICAÇÕES PARACETAMOL
Apesar de ser um excelente e eficaz remédio no combate a dores e febre, ele possui algumas restrições de uso. Ou seja, nem todos podem tomar.
Dessa forma, pessoas que possuem maior sensibilidade ao medicamento e seus componentes não devem consumir. Crianças com idade menor que 12 anos também não podem tomar paracetamol.
Pacientes que tem algum tipo de problema no fígado, também devem tomar cuidado, o correto é buscar a orientação de um médico antes de tomar. Também as mulheres que estão grávidas ou em período de amamentação devem buscar a orientação de profissionais antes de iniciar o tratamento com paracetamol.
POSOLOGIA DO PARACETAMOL
Podemos encontrar este medicamento na forma de comprimidos, sendo que temos comprimidos de 500 mg e 750 mg. Já os de gotas encontramos na quantia de 32 mg/ml e 100 mg/ml. Ambos são consumidos de forma oral.
No caso dos comprimidos, o correto é tomar junto com água, sempre seguindo as recomendações do médico que prescreveu o Paracetamol. Lembrando, que normalmente, o consumo é feito a cada seis a oito horas, quando o comprimido é de 750 mg é apenas um, enquanto que os de 500 mg podem ser de um a dois comprimidos. Em gotas deve se seguir a bula.
EFEITOS COLATERAIS DO PARACETAMOL
Confira os efeitos colaterais mais comuns relacionados ao paracetamol:
- Lesões, manchas e bolhas pela pele, de modo geral, erupções na pele,
- Fadiga,
- Sonolência,
- Anemia hemolítica,
- Urticária,
- Choque anafilático, e
Outras possibilidades de efeitos colaterais, porém que ocorrem raramente:
- Hepatite,
- Icterícia,
- Dores ou certa dificuldade em urinar,
- Redução no volume de urina,
- Febre,
- Enjoos, e
- Falta de apetite.
É importante ressaltar que assim que algum desses sintomas aparecerem o correto é buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar complicações futuras.
PREÇO DO PARACETAMOL
É possível encontrar o medicamento em qualquer farmácia do Brasil custando, aproximadamente, R$ 20,00. O valor irá depender exclusivamente do tipo e do fabricante. Ou seja, o valor do medicamento pode alterar se for em comprimidos ou em gotas, e dependendo de quem o fabricou.
Recomendados Para Você:
Seja o primeiro a comentar!