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Dicas de Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre a vitamina K

Já ouviu falar sobre a vitamina K? Essa é uma vitamina bastante importante, a qual possui mais 3 categorias: a vitamina k1, k2 e k3. Cada uma delas com suas próprias especificidades. Sendo que o tipo de vitamina k1 você encontra principalmente nos vegetais.

Enquanto que a vitamina k2 está presente na flora intestinal. E por fim a vitamina k3 se encontra nos laboratórios de pesquisa, já que é uma criação do homem. Para quem não sabe, essa vitamina é muito benéfica para nossa saúde, existem várias vantagens ao se consumir alimentos com essa vitamina. Confira mais detalhes nos próximos tópicos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA K?

Tudo o que você precisa saber sobre a vitamina K,

Os estudos que apontam para os benefícios da vitamina k são bastante diversificados, pois foram encontrados várias vantagens ao consumir tal vitamina. Veja pouco mais:

·        Quando você começa a consumir mais vitamina k, estará consumindo um coagulante natural. Ele ajuda a conter as hemorragias e ainda melhora o processo até a cicatrização total de uma ferida,

·        Além disso, a vitamina k possui uma ação parecida com a vitamina B, isto porque, ambas ajudam no processo de fixação de cálcio nos ossos. O que os torna mais fortes e evita doenças como a osteoporose, por exemplo.

·        E mais, a vitamina K é bastante indicada no início da vida, mais especificamente para os bebês.

 QUAIS SÃO OS PROBLEMAS CAUSADOS EM VIRTUDE DA DEFICIÊNCIA DA VITAMINA K?

É muito raro um caso onde a pessoa possua algum tipo de deficiência com relação a vitamina K, afinal, esta é uma vitamina que está presente em diferentes locais, como por exemplo nos vegetais e até mesmo dentro do nosso organismo.

Tudo o que você precisa saber sobre a vitamina K,

Porém, apesar de ser uma situação rara, ainda podem ocorrer casos onde existem pessoas que sofrem com a falta dessa vitamina. Normalmente, são pessoas que sofrem com a perda de sangue com facilidade e possuem complicações na saúde óssea do corpo.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FONTES DE VITAMINA K?

Como já dissemos a maioria dos vegetais possuem a vitamina k em sua composição. A seguir, temos uma lista para apresentar quais são os vegetais mais comuns que contém vitamina k:

·        Acelga,

·        Agrião,

·        Alface,

·        Aspargo,

·        Brócolis,

·        Cenoura,

·        Couve-de-bruxelas,

·        Couve-flor,

·        Espinafre,

·        Nabo,

·        Pepino,

·        Repolho e

·        Rúcula.

Porém, apesar de ser a maioria, existem outras fontes de vitamina k como nas frutas por exemplo. Confira as possibilidades de frutas que possuem essa vitamina:

Abacate,

Açaí,

Ameixa seca,

Amora,

Banana,

Figo,

Fruto do conde,

Kiwi,

Limão e

Uva.

Já no reino animal, a vitamina k está presente no fígado tanto de boi quanto no de frango.

EXISTE UM QUANTIDADE RECOMENDADA DE CONSUMO?

Sim, isto porque, como todos nó já sabemos, as coisas que consumimos em excesso ou fazemos em excesso ao invés de trazer benefícios, só irá comprometer mais a nossa saúde. Por isso, é preciso respeitar a quantidade necessária e recomendada para o consumo diário de vitamina K.

De acordo com algumas pesquisas sobre o assunto, o ideal é que um adulto faça o consumo de 25 mg de vitamina k por dia. Enquanto que no casos de mulheres em período de amamentação esse valor irá ser reduzido para 10 mg. E para as crianças o ideal é uma micrograma levando em consideração o peso dela.

Evite passar dessas quantidades, para que não sofra depois.

HÁ ALGUM RISCO SE OCORRER O CONSUMO EM EXCESSO DA VITAMINA K?

Não existem relatos de pessoas que consumiram excessivamente alimentos com vitamina K e desenvolveram doenças. Na realidade, o que se observa é que pessoas que consomem suplementos de vitamina K são mais propensas a desenvolver algum tipo de complicação. A pior delas e mais preocupante, é o desenvolvimento de trombose pelas veias sanguíneas.

Pois como você já sabe, a vitamina K é responsável pela coagulação do sangue em nosso organismo. Se feito de forma excessiva, pode se transformar em trombos que irão se alojar na corrente sanguínea.

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