Aprenda Como EMAGRECER De Vez de Uma Forma Rápida e SAUDÁVEL, Sem Sofrimento e Sem Suar em Academias...   Coloque seu E-mail para te enviar o Material que vai mudar a sua vida....

Dicas de Saúde

Zika Vírus: 5 Questões respondidas para não deixar dúvidas

O Zika vírus é uma doença que pegou a todos de surpresa. Isto porque seus sintomas são bem intensos e trazem várias complicações para quem for contaminado com esse vírus. Sua transmissão se dá através da picada de um mosquito que é conhecido por transmitir a dengue, o Aedes aegypti.

Esse mosquito se desenvolve principalmente em lugares onde há água parada e limpa. Ultimamente, esse vírus está bastante alta, já que ele está afetando a muitas pessoas, inclusive bebês. De acordo com o que se observou até o momento com relação ao desenvolvimento desse vírus, é que as pessoas afetadas acabam tendo febre e algumas manchas avermelhadas pelo corpo. Já os bebês acabam nascendo com microcefalia, uma doença que reduz o  tamanho da cabeça da criança.

Neste post reunimos as principais dúvidas com relação ao Zika vírus para que você fique bem informado em relação a esse parasita.

Zika Vírus

1 – SINTOMAS DO ZIKA VÍRUS SÃO DIFERENTES DO DA DENGUE
Na realidade não, os sintomas na verdade são bastante parecidos. As pessoas que sofrem com a dengue tem febre, dores principalmente nas articulações, dor de cabeça, muito cansaço, mialgia (dor muscular) e algumas erupções pela pele. Esses sintomas também estão presentes no Zika vírus, porém surgem de forma mais amena, com menos complicações. Além disso a maior diferença entre essas duas doenças é que o Zika vírus é assintomático, ou seja tem casos em que nem aparecem os sintomas.
2- ZIKA VÍRUS É TRANSMITIDO POR RELAÇÃO SEXUAL
Acredite ou não, mas o Zika vírus é uma doença sexualmente transmissível. As pessoas que estão contaminadas com o vírus podem transmitir para seus parceiros através da relação sexual. Outras formas de ocorrer a transmissão é através da picada do mosquito, por meio do leite materno, pelo líquido amniótico e inclusive pela transfusão de sangue. Essas são as cinco formas mais comuns de ocorrer a transmissão do Zika vírus.
3- NÃO EXISTE TRATAMENTO ESPECÍFICO

O único tratamento que pode ser feito é por meio de analgésicos e antibióticos os quais irão atuar diminuindo os sintomas causados pelo vírus. Pois na realidade não existe um tratamento específico para eliminar, ou melhor, acabar com o vírus de uma vez. Sendo necessário tratar como qualquer outro tipo de virose comum.

O que você pode fazer em sua casa é um processo de prevenção. A melhor maneira de acabar com esse vírus é investindo em formas de se prevenir. Como evitar o acúmulo de água, usar sempre que possível repelentes, colocar areia nos pratinhos de flores e outros cuidados básicos.

Zika Vírus

4 – ZIKA VÍRUS CAUSA MICROCEFALIA MESMO DURANTE A GESTAÇÃO
Então, não se tem nenhuma informação que realmente comprove a relação entre vírus é a microcefalia. Entretanto, observou-se que parte do casos onde a doença microcefalia se originou, teve como caso anterior mães com Zika vírus. Na realidade, acredita-se que sim, que o Zika é vírus é um dos causadores da microcefalia, mas ainda não existe nada que possa comprovar.

De qualquer maneira, é recomendado que a mãe tome todos os cuidados necessários para que não haja a transmissão desta doença ao seu bebê. Além disso, é muito importante que mãe siga corretamente com o pré natal, para evitar qualquer tipo de surpresa.

5 – O BRASIL É UM DOS FOCOS DA DOENÇA
O Brasil está entre um dos principais focos dessa doença. O seu surgimento se deu em 2015, aqui no Brasil. Até então só havia um relato de casos relacionados à dengue.

A zica apareceu em 2015 e se alastrou rapidamente por todo o país, sendo um problema qual enfrentamos quase todos os anos e principalmente quando chega o verão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Zika vírus é uma das doenças que mais acometem a população da América Latina.

Esperamos que esse post tenho te ajudado a entender melhor como funciona o Zika vírus e possa ter respondido as dúvidas mais frequentes com relação a esse assunto.

Gostou deste artigo? Para ver mais artigos interessantes como este Clique Aqui!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.